Confira dicas para não correr riscos ao dirigir em dias chuvosos

 Confira dicas para não correr riscos ao dirigir em dias chuvosos

Foto: Reprodução

Estar na direção de um veículo em dias chuvosos requer cuidados extras para evitar acidentes. A atenção precisa ser redobrada não só com com o volante, mas também com as especificidades que um dia de chuva forte causa. Há obstáculos submersos no caminho que não estão às vistas do motorista e que podem causar sérios danos ao veículo e podem atingir o condutor e os passageiros.

A aquaplanagem é um dos eventos mais comuns em pistas com água. Quando um veículo passa por uma extensão de água, perde o atrito com o asfalto e é como se flutuasse, provocando o risco do motorista perder o controle do automóvel. É importante checar o trajeto para evitar alagamentos.

Caso não seja possível, é necessário se precaver para minimizar danos ao veículo. Pontos que ajudam são asfalto de boa qualidade, passar por poucas quantidades de água, e também, possuir pneus bem conservados. 

 


Confira abaixo algumas dicas para seguir em dias chuvosos e chegar ao seu destino sem muitos transtornos.

1) Reduza a velocidade do veículo em 20% para trafegar em pista molhada, isso dará ao condutor mais domínio do carro e evitará maiores riscos em aquaplanagem.

2) Não chegue muito próximo do veículo que está à frente. Respeite um intervalo de quatro segundos. Observe a traseira do automóvel que vai a frente e conte o tempo em relação a dianteira do que está logo atrás do seu carro.

3) Mesmo que esteja durante o dia, acenda os faróis se estiver chovendo. Isso dará mais visibilidade ao veículo para pedestres e outros motoristas. Se atente em deixar o farol baixo.

4) Atravessar trechos alagados usando a primeira marcha dará mais força de tração para transpor a resistência da água ou um melhor controle do veículo, caso haja obstáculos submersos na pista. Dê preferência a paciência e só passe depois que o carro da frente terminar a travessia.

5) O ar-condicionado e o desembaçador traseiro facilitam a visibilidade. Caso não possua os itens indicados, use o ventilador na direção do para-brisa e deixe as janelas levemente abertas.

6) Cuidado com os próprios calçados. Dirigir com eles molhados pode  dificultar o uso dos pedais, e sem a eficiência necessária, eles podem causar deslizes.

7) Manobras e frenagens abruptas podem fazer com que o motorista perca o controle do carro. Opte por reduzir a marcha em descidas e antes de curvas.

 


Quais danos a falta de precaução pode causar num veículo?

O primeiro risco é de acidentes, mas também pode ocorrer de o motor parar de funcionar se houver a entrada de água pelo filtro de ar. Aquaplanagem pode ocasionar diversos problemas ao veículo, além de ser um risco direto às pessoas que estiverem dentro dele, se o condutor perder o controle do automóvel.

Se o carro tiver problemas no filtro de ar, não tente ligá-lo, essa ação pode gerar danos a outras peças do veículo. O melhor é chamar um guincho e levar o carro a uma oficina. Em caso de aquaplanagem, desacelere o carro e segure firme o volante, até que o atrito entre os pneus e o solo seja retomado.

Goiás Alerta

Acusado do assassinato de duas crianças em Viçosa do Ceará é condenado a 50 anos de prisão

Acusado do assassinato de duas crianças em Viçosa do Ceará é condenado a 50 anos de prisão

Senador Canedo começa a imunizar adolescentes de 15 anos

Categorias