Trabalhadores de escola em Queluz pedem investimento e reforço de pessoal

Trabalhadores de escola em Queluz pedem investimento e reforço de pessoal

Em declarações à agência Lusa, Luís Esteves, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, contou que os trabalhadores não docentes querem mais uma vez chamar a atenção para a degradação desta escola do concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, que põe em causa a segurança de todos.

“Ao longo dos anos têm sido feitos vários alertas, sem sucesso. Quero frisar que esta é a maior EB/JI do país, com vários pavilhões e salas de Pré-Ecolar e 1.º Ciclo. Tem mais de 15 mil metros quadrados. São 700 crianças, sendo que este estabelecimento acolhe muitas crianças com necessidades educativas específicas, para 22 trabalhadores não docentes”, disse.

O sindicalista sublinhou que a enorme área da escola e o elevado número de alunos “obrigam a um grande esforço dos trabalhadores não docentes para cuidar e vigiar as crianças, missão difícil de cumprir, apesar do empenho dos trabalhadores, pela falta de pessoal e de condições de trabalho e de segurança”.

Luís Esteves destaca que o estabelecimento está muito degradado, necessitando de intervenções no gradeamento exterior da escola, nos muros e muretes, na contenção de terras (inexistente até ao momento), grades internas e nas valetas de toda a escola por causa da acumulação de água.

É preciso ainda, segundo o sindicalista, intervenções no pavimento exterior da escola, visivelmente deteriorado ou até inexistente, nas árvores de maior porte, colocação de telheiros e toldos que protejam as crianças e a comunidade escolar do sol e da chuva.

Por isso, os trabalhadores, que estão em greve entre as 09h00 e as 13h00 de hoje pedem à Câmara Municipal de Sintra e ao Ministério da Educação que invistam na escola e num reforço de pessoal não docente.

“É urgente que se criem condições de segurança para as crianças e para quem trabalha nesta escola”, concluiu.

Leia Também: Ministério garante ter medidas para acelerar substituição de professores

Goiás Alerta

Denunciado por nervosismo. Homem detido em Marco de Canaveses por tráfico

Denunciado por nervosismo. Homem detido em Marco de Canaveses por tráfico

Lembra-se do Honda CRX português que foi vendido com apenas 17 km?

Lembra-se do Honda CRX português que foi vendido com apenas 17 km?

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories