Projeto do deputado Lissauer reforça importância do enfrentamento à violência doméstica
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Lissauer Vieira (PSB), apresentou durante o ano de 2021 o Protocolo Sinal Vermelho de Combate à Violência Doméstica, sancionado pelo governador Ronaldo Caiado. Esse projeto contribui para a segurança e auxílio às mulheres vítimas de agressão dentro do núcleo familiar em todo o estado.
O chefe do Poder Legislativo destacou o caso em que um homem de 42 anos foi preso suspeito de estuprar e engravidar a enteada, que tem 21 anos, na fazenda em que moravam em Aporé, no extremo Sudoeste de Goiás. Isso porque de acordo com a Polícia Civil, a jovem conseguiu enviar à irmã uma foto de uma mão com um “X” vermelho para denunciar que estava sendo violentada e após isso foi possível acionar a polícia.
“Talvez a única forma que essa vítima de estupro encontrou para denunciar o suspeito foi o envio da foto com o X na mão e isso nos mostra que essa lei foi de extrema importância no trabalho de combate à violência contra as mulheres em todo o nosso estado. Não podemos nos calar diante dessa situação, precisamos unir forças com todos os segmentos da sociedade nessa luta”, disse o presidente da Alego.
O Protocolo Sinal Vermelho de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar foi apresentado em abril de 2021 e aprovado por unanimidade pelos parlamentares goianos.