Na goleada do Palmeiras sobre o Independiente Petrolero por 5 a 0, na Bolívia, o lateral-direito Marcos Rocha fez sua estreia na Libertadores 2022 e se tornou o primeiro brasileiro a disputar 10 edições consecutivas da competição sul-americana.
O jogador conquistou a marca atuando de 2013 a 2022, por Atlético-MG e Palmeiras. Outros brasileiros já tinham participado de dez edições, no entanto, nenhum de forma consecutivas. Até aqui, o jogador que mais atuou pelo torneio foi o paraguaio Néstor Camacho, com 12 disputas.
Leia também
Na atual temporada, Marcos Rocha lidera no quesito de desarmes, com 50 – já contando a partida na Bolívia. O lateral palmeirense foi líder nesse quesito na Libertadores de 2017 a 2021.
Sabendo da importância de Rocha para o elenco, o Palmeiras acabou de estender o vínculo de seu contrato até dezembro de 2023. Pelo Alviverde, ele já tem no currículo uma Recopa Sul-Americana (2022), dois títulos de Paulistão (2022 e 2020), duas Libertadores (2021), uma Copa do Brasil (2020) e um Brasileirão (2018). Além disso, está no top 10 dos laterais que mais jogaram pelo clube, com mais de 200 jogos (sendo 191 como titular).
Veja os brasileiros com 10 participações (não seguidas) pela Libertadores:
Jean (Palmeiras, Fluminense e São Paulo)
Danilo (Corinthians e São Paulo)
Fábio (Fluminense, Cruzeiro e Vasco da Gama)
Fábio Santos (Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo)
Réver (Atlético-MG, Flamengo, Internacional, Grêmio e Paulista de Jundiaí-SP)
Liverpool leva susto, mas vira e se garante na final da Champions

