O ICE (Índice de Confiança Empresarial) subiu 2,7 pontos em abril, para 94,5 pontos, e atingiu o maior nível desde novembro do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (2) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 1 ponto no período entre os meses de fevereiro e abril, interrompendo a sequência de seis quedas consecutivas nessa base de comparação.
Para Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a segunda alta seguida do indicador reverte a tendência de queda observada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 e recupera 30% dos 11,2 pontos perdidos no período.
“Assim como no mês anterior, o setor de serviços exerceu a maior contribuição para a alta [da confiança], com destaque para os prestados às famílias, um sinal de normalização da economia num contexto pós-pandemia”, afirma ela.
Campelo cita que outro destaque no mês foi a confiança industrial, que subiu 2,4 pontos após oito quedas seguidas. “Além da redução de incerteza com a percepção de controle sobre a pandemia, o índice está sendo impulsionado neste início de segundo trimestre por medidas de estímulo como redução de IPI, liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º de aposentados e pensionistas”, afirma.

