Portugal ocupa o sétimo lugar entre os países mais seguros do mundo, sendo ainda o quarto país mais seguro da União Europeia, revela o relatório Global Peace Index 2023, esta quarta-feira divulgado.
De acordo com os últimos dados do Instituto de Economia e Paz (IEP), com sede em Sydney, o Afeganistão, por seu lado, foi classificado como o país menos pacífico do mundo pelo oitavo ano consecutivo.
A Islândia foi classificada como o país mais pacífico de uma lista de 163 países pelo 15º ano consecutivo. Na verdade, aquele país tem mantido o primeiro lugar desde que o índice foi criado.
À Islândia, seguem-se a Dinamarca, a Irlanda e a Nova Zelândia.
Apesar da guerra na Ucrânia, a Europa continua a dominar o ranking dos países mais pacíficos, assim como a Ásia. Áustria, Singapura e Japão também configuram no top 10.
Confira o ranking dos dez países mais seguros:
- Islândia (manteve a mesma posição)
- Dinamarca (subiu uma posição)
- Irlanda (desceu uma posição)
- Nova Zelândia (subiu duas posições)
- Áustria (desceu uma posição)
- Singapura (subiu 4 posições)
- Portugal (subiu uma posição)
- Eslovénia (desceu 4 posições)
- Japão (manteve a mesma posição)
- Suíça (subiu uma posição)
O Global Peace Index analisa 23 indicadores, que variam desde a segurança e proteção a conflitos nacionais e internacionais. Quanto maior a pontuação, menos pacífico é o país.
De acordo com os resultados deste ano, o nível médio de paz global deteriorou-se em 0,42%, com 84 países a melhorar e 79 a piorar face ao ano anterior.
Leia Também: Portugal entre os países mais caros para usar dados móveis na UE