A Polícia de Segurança Pública (PSP) deu conta de, pelo menos, oito detenções na região de Coimbra, entre os dias 2 e 5 de junho. Os crimes registados prendem-se com tráfico de estupefacientes, desobediência, e ainda condução sem habilitação legal e em estado de embriaguez.
Aquela força de segurança detalhou, em comunicado enviado às redações, ter detido um homem de 41 anos no dia 2 de junho, às 17h10, na rotunda das Lages, em Coimbra, por ser suspeito de tráfico de estupefacientes.
“A polícia deu indicação de paragem ao indivíduo após este ter desrespeitado o sinal vermelho do semáforo, na avenida da Guarda Inglesa. Ao ser questionado sobre a sua atitude, o suspeito demonstrou estar muito nervoso, pelo que a polícia lhe perguntou se tinha algo ilícito na sua posse. De imediato e de forma voluntária, o homem entregou um saco transparente, com um produto suspeito de ser haxixe no seu interior, e uma bola de brinde que continha um produto branco que aparentava ser cocaína”, apontou a entidade, na mesma nota.
O produto reagiu positivo para haxixe, numa quantidade correspondente a 13 doses individuais, e a cocaína, que daria para a confeção de 3,5 doses, de acordo com a PSP.
Já no que diz respeito à condução sem habilitação legal, foram efetuadas quatro detenções, em Coimbra. Segundo a PSP, a primeira ocorreu no dia 2 de junho, às 22h45, na Avenida Fernão de Magalhães, tendo envolvido um homem de 60 anos. A segunda deu-se no dia seguinte, na Avenida Emídio Navarro, às 15h00, na sequência da qual foi detido um homem de 26 anos. Já no dia 4 de junho, às 05h51, a PSP deteve um homem de 33 anos, na rua Figueira da Foz.
“Por último, na madrugada de hoje (03h50), 5 de junho, na estrada de Eiras, foi detido um homem de 23 anos. No decorrer das diligências, a PSP verificou que, além de conduzir sem habilitação legal, o suspeito possuía cocaína, que se encontrava no bolso das calças, e ainda 70 euros, dinheiro também apreendido por se suspeitar ser proveniente da venda de estupefacientes. Realizado o teste de despistagem, apurou-se que a quantidade de cocaína apreendida correspondia a 13 doses individuais”, indicou a força de segurança.
Por seu turno, foram efetuadas duas detenções por condução em estado de embriaguez, no dia 4 de junho. “Às 03h45, na Avenida Saraiva de Carvalho, na Figueira da Foz, um jovem de 18 anos de idade acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,5 gramas por litro (g/l). Em Coimbra, às 20h24, perto de São Martinho do Bispo, um homem de 41 anos foi fiscalizado, devido a um acidente de viação apenas com danos materiais. Sujeito ao teste de alcoolemia, acusou uma TAS de 2,20 g/l”, disseram as autoridades.
A PSP deteve ainda um homem de 53 anos, o dia 3 de junho, “que conduzia com o seguro de responsabilidade civil obrigatório caducado desde agosto de 2022”, perto da Figueira da Foz. A viatura do homem foi apreendida.
Leia Também: Homem detido no Funchal após vários furtos na zona baixa da cidade