Açores? "A solução natural e óbvia é o entendimento entre PSD e Chega"

Açores? "A solução natural e óbvia é o entendimento entre PSD e Chega"

Sobre a situação política nos Açores, na sequência das eleições regionais do domingo passado, o deputado do Partido Socialista (PS) Sérgio Sousa Pinto considerou que “a solução natural e óbvia é o entendimento entre o Partido Social-Democrata (PSD) e o Chega”.

“Diante de uma vitória do PSD”, a regra deveria ser que o PS permitisse os sociais-democratas governar “sem o Chega”, disse Sousa Pinto na CNN Portugal. “Mas esse cenário é impossível, porque nem sequer é desejado pelo PSD. O PS não o deseja, mas o PSD também não. A diferença é que o PSD finge que não o deseja, mas quer é atirar-se para os braços do Chega, porque é um casamento com muito mais hipótese de sucesso do que com o PS“, rematou.

Sousa Pinto argumentou, ainda, que “não há dúvida de que o PSD está a tentar partilhar a responsabilidade do entendimento que vai fazer com o Chega, com o PS”.

“As preocupações de Bolieiro – e de Montenegro – é fingir que gostaria que o PS viabilizasse o governo do PSD. Mas não quer isso, o que quer é uma coligação com o Chega. E no dia em que a fizer, dirá ‘Bom, o que queríamos era ser viabilizados pelo PS, mas o PS decidiu votar ao lado do Chega'”, concluiu o antigo eurodeputado socialista.

José Manuel Bolieiro, recandidato pela coligação PSD/CDS/PPM, venceu as eleições regionais dos Açores, no domingo, sem conquistar, no entanto, a maioria absoluta no parlamento regional. O PSD/Açores conquistou 26 lugares no hemiciclo, ao passo que o PS/Açores venceu 23 mandatos. O braço açoriano do Chega, por sua vez, ganhou 5 lugares no hemiciclo.

Neste sentido, a continuidade do governo de Direita nos Açores está dependente de um eventual acordo de governação com o Chega, ou então de que o PS/Açores viabilize um governo minoritário na região autónoma.

Leia Também: Açores. Vasco Cordeiro diz que na oposição “também se serve” o povo

Goiás Alerta

O acessório da rainha Sofía (que em Portugal teria outro significado)

O acessório da rainha Sofía (que em Portugal teria outro significado)

Apenas três governos minoritários chegaram ao fim (e um foi nos Açores)

Apenas três governos minoritários chegaram ao fim (e um foi nos Açores)

Incinera

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories