Uma mulher deu à luz em uma UPA de São Sebastião-DF sem saber que estva grávida. O caso aconteceu nos primeiros minutos de terça-feira (7), mais precisamente à 0h06. O parto teve que ser feito na própria unidade de Saúde por falta de tempo a gestante a uma maternidade hospitalar. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a equipe realizou o parto, que ocorreu de forma natural.
Segundo o médico da UPA, Marcelo Martins Oliveira, o bebê é uma menina. “Ela nasceu ativa, pegou o peito da mãe em menos de um minuto e não demonstrou nenhum sinal de instabilidade. Em seguida, já entramos em contato com o Samu e ela foi transferida para o Hospital Regional Leste”, relatou.
Ainda segundo o médico, a mãe chegou acompanhada do marido e de uma filha, com dor abdominal. Ela não sabia que estava grávida, mas que a surpresa deixou ela e toda a família muito felizes.
“Primeiro ela passou pela classificação de risco, às 23h46. Quando fiz o exame físico, imediatamente foi possível ver que ela estava em trabalho de parto. Assim, já colocamos a paciente em uma maca e a levamos para Sala Vermelha. Poucos minutos depois, o parto ocorreu de forma natural e espontânea junto à equipe médica e de enfermagem”, disse o médico.
Embora as UPAs sejam unidades de pronto-atendimento, não são os locais ideais para atendimentos à parturientes, “Um parto em uma UPA é bem atípico, mas sempre estamos preparados. Temos um kit pediátrico com fralda, bandeja para pequenos procedimentos e campo estéreo, que foi usado no parto”, disse a coordenadora de enfermagem da UPA, Amanda Clímaco.
A bebê e a mãe foram transferidas pelo SAMU ao Hospital Regional Leste, onde continuam recebendo assistência.

