Secretaria de Saúde confirma caso de raiva humana no DF

UBS 1 da Asa Norte

UBS 1 da Asa Norte Jéssica Moura/R7

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (5) um caso de raiva humana. A pasta informou que vai antecipar a vacinação contra a doença a partir desta quarta-feira (6). A capital federal havia registrado apenas um caso de raiva em humanos em 1978. O último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001.

De acordo com o governo, às 16h desta terça, servidores da Subsecretaria de Vigilância à Saúde vão realizar uma apresentação sobre a situação epidemiológica e ambiental da raiva no DF, assim como as ações preventivas e de reforço que estão sendo desenvolvidas neste momento.

Leia também: Casos de raiva humana em MG são os únicos do Brasil em 2022

Entre 2010 e 2021, o país teve 40 notificações confirmadas da doença. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.

Cuidados e sintomas da raiva

Os sintomas da raiva, segundo o Ministério da Saúde, são inespecíficos. Dentre eles, o paciente pode apresentar:

• Mal-estar geral;
• Pequeno aumento de temperatura;
• Anorexia;
• Cefaleia;
• Náuseas;
• Dor de garganta;
• Entorpecimento;
• Irritabilidade;
• Inquietude;
• Sensação de angústia.

Goiás Alerta

Flagrante: cachorro ‘trai’ a dona e recebe carinho de vizinho

Com vaga encaminhada, Palmeiras pronto para pegar o Cerro Porteño

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories