Mulheres que se relacionam com homens feios são mais felizes, aponta estudo.
A clássica pergunta “o que você viu nele?” pode ter uma resposta científica. Um estudo conduzido na Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, indica que mulheres que se relacionam com homens considerados fisicamente menos atraentes apresentam níveis mais altos de felicidade e segurança no relacionamento.
A pesquisa, liderada pela psicóloga Tania Reynolds em parceria com o professor Andrea Metzler, analisou 113 casais recém-casados, com idades entre 20 e 30 anos, para entender como a aparência afeta a dinâmica conjugal.
Os dados mostraram que mulheres com parceiros menos bonitos se sentiam mais protegidas e satisfeitas emocionalmente. Em contrapartida, aquelas com maridos muito atraentes relataram maior insegurança e baixa autoestima.
Durante o estudo, os participantes responderam questionários sobre aparência, vaidade e hábitos alimentares. A atratividade foi avaliada com base em critérios físicos como rosto e corpo, ainda que subjetivos.
Curiosamente, as mulheres casadas com homens menos desejáveis demonstraram mais disciplina na alimentação e preocupação com a forma física — uma possível tentativa de manter o interesse do parceiro.
Já as que se relacionavam com homens mais bonitos apresentavam menos autoconfiança, especialmente quando não se viam no mesmo “nível” de beleza.
Segundo Reynolds, o excesso de atratividade do parceiro pode impactar negativamente o bem-estar da mulher, tornando o relacionamento mais frágil em certos aspectos emocionais.
Fonte:Despioranew/foto:Imagem ilustrativa
PUBLICIDADE

