Moradores pedem paralisação de obras do metrô em SP após descoberta de sítio arqueológico

Obra é localizada na região da Avenida Nove de Julho, na Bela Vista

Obra é localizada na região da Avenida Nove de Julho, na Bela Vista Divulgação/ LinhaUni

Um grupo de moradores do bairro do Bixiga, no Centro de São Paulo, pede a paralisação das obras da futura Estação 14-Bis, da Linha 6-Laranja do Metrô, após encontro de um sítio arqueológico.

A obra, localizada na Avenida 9 de Julho, cruzamento com a rua Doutor Lourenço, na Bela Vista, é uma das 15 estações construídas e administradas pela concessionária LinhaUni.

Durante as primeiras sondagens, a empresa localizou a propriedade histórica com peças do final do século 19. Diante disso, o local foi cadastrado no Iphan (Instituto Histórico e Artístico Nacional).

Mesmo assim, as obras continuam sendo realizadas e preocupam os moradores, que pretendem preservar o “Sítio Arqueológico Saracura” – nomeado em homenagem ao antigo povo quilombola que morava na região.

Moradores e profissionais se organizaram e escreveram o “Manifesto Saracura-Vai-Vai”, que visa a lutar pela paralisação das obras até que uma solução evite a destruição do local. O grupo solicitou ao Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado, à Prefeitura de São Paulo e aos órgãos de preservação e proteção.

Além disso, o manifesto pede pela troca do nome de estação “14 Bis” para “Saracura/Vai-Vai”, para representar a população que morava no bairro antes de migrar para outras zonas da cidade.

A reportagem solicitou uma nota a LinhaUni, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

*Estagiária sob supervisão de Letícia Dauer

 

Goiás Alerta

BH: projeto no Morro das Pedras leva hortaliças para pessoas carentes

Ladrões furtam casa em obras na região oeste de Belo Horizonte

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories