Já viu as novas tabelas do IRS? Saiba quanto vai descontar (com exemplos)

Já viu as novas tabelas do IRS? Saiba quanto vai descontar (com exemplos)

As novas tabelas de retenção do IRS para o próximo ano já estão publicadas e foram desenhadas de forma a acomodar a alterações ao IRS contempladas no Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), nomeadamente as novas regras do mínimo de existência e as alterações aos escalões. Afinal, o que vai mudar? 

Na prática, o valor a partir do qual os salários fazem retenção de IRS aumenta em janeiro para 820 euros, com um ganho de rendimento líquido mensal de cerca de 28 euros.

Mas há mais: as alterações ao IRS que já estão em vigor vão fazer com que um salário de 1.300 euros pague menos cerca de 28 euros de IRS, a partir deste mês, do que pagava em 2023.  

Contudo, as novidades também chegam aos pensionistas, de acordo com o Ministério das Finanças: “Um pensionista não casado com uma pensão de 900 euros mensais vai ver reduzida a sua retenção na fonte em 49%, o correspondente a um aumento de rendimento líquido de 25 euros por mês”. 

Exemplos práticos

A tutela divulgou um conjunto de exemplos que mostram o impacto das novas tabelas do IRS em vários casos. Veja-os de seguida:

Notícias ao Minuto Exemplos que mostram o impacto das novas tabelas do IRS© Ministério das Finanças

O novo modelo contempla uma redução de 16 para 11 tabelas, mantendo em vigor o modelo de retenções na fonte aplicável a rendimentos de trabalho dependente (Categoria A) e pensões (Categoria H) implementado no segundo semestre de 2023.

“Este modelo permite uma personalização da retenção na fonte em moldes idênticos ao que sucede com o cálculo do IRS aquando da entrega da declaração Modelo 3 de IRS. Na prática, trata-se de uma aproximação do valor da retenção na fonte mensal ao valor de IRS que virá a ser efetivamente liquidado anualmente“, explicou o Ministério tutelado por Fernando Medina, no mesmo comunicado. 

Leia Também: “Mais rendimentos”. Governo destaca aumento dos salários já este mês

Goiás Alerta

Rita Pereira recorda Angélico Vieira: "Faria hoje 41 anos"

Rita Pereira recorda Angélico Vieira: "Faria hoje 41 anos"

Cláudio Ramos entrou em 2024 sozinho. "Sou boa companhia de mim mesmo"

Cláudio Ramos entrou em 2024 sozinho. "Sou boa companhia de mim mesmo"

Categorias