Irmãs adolescentes realizam sonho e finalizam curso de bombeiro mirim em Senador Canedo: “experiência maravilhosa”
Duas irmãs adolescentes finalizaram o curso e tornaram-se bombeiras mirins em Senador Canedo. A formatura ocorreu no último mês de dezembro e foi marcada por muita emoção e alegria por parte das meninas e dos familiares, que ficaram orgulhosos com o feito exemplar de ambas.
Flávia Júlia, de 14 anos, e Ana Dhiulya, de 12 anos, iniciaram o curso na cidade, no ano de 2019. Por conta da pandemia, as aulas foram suspensas e só retomaram em novembro de 2021. Mesmo com vários desafios, as adolescentes não desistiram e persistiram em busca do objetivo que era a conclusão e formação.
Ao Madelyn News, Flávia Júlia classifica a experiência como “maravilhosa”. “Amei todas as etapas e a nota que dou para o curso é mil, pois 10 seria pouco. Só tenho a parabenizar o sargento Barroso, que esteve comigo e com meus colegas nesses últimos meses de curso”, disse.
Entre os temas estudados, as adolescentes aprenderam várias coisas, como primeiros socorros, noções básicas de salvamento com cordas e a utilização correta de equipamentos de segurança específica do Corpo de Bombeiros.
Apaixonada pelo curso, a adolescente agora pretende seguir carreira como bombeira militar. Ela também pretende fazer faculdade e cursar Direito. “Estou confiante que tudo se realizará no momento certo”, ressaltou.
Curso de bombeiro mirim
O Programa Bombeiro Militar foi instituído em Senador Canedo e em Goiás, mediante a lei 14.805, do ano de 2004, da então deputada estadual Laudeni Lemes.
A ação é uma parceria dos Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), junto com a Prefeitura Municipal. São atendidas crianças de 8 a 12 anos, por meio de sorteio.
Durante o curso, são ministradas aulas teóricas e práticas, com noções de ética e cidadania, salvamento aquático, teorias de incêndio e práticas de combate a incêndio, salvamento terrestre, noções de emergências médicas, aulas de educação física, além de conhecimentos na área de convívio social, preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, civismo e atividades recreativas.
Em Senador Canedo, mais de 1,2 mil crianças já foram formadas no curso. O programa tem um caráter social muito grande e importante. Além disso, pode despertar nestes jovens o desejo de seguir carreira na corporação.
Leia também: Prefeito de Senador Canedo convoca mais de 600 concursados na área da educação