Moradores da região da Pampulha, em Belo Horizonte, flagraram um grupo de cerca de nove porcos andando pelas ruas e rasgando sacos de lixo na manhã desta quarta-feira (25). O caso chamou a atenção da vizinhança, que denunciou a sujeira causada pelos animais nas redes sociais.
Em um dos vídeos recebidos pela reportagem, é possível ver os porcos em uma esquina da avenida Álvaro Camargo, no bairro Santa Branca, rasgando e consumindo sacos de lixo deixados no local. O grupo também foi visto nos bairros Santa Mônica e Santa Amélia.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que não recebeu denúncias sobre os porcos e não soube dizer se os animais foram retirados das ruas. O Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Prefeitura, é o responsável por recolher animais de grande porte encontrados soltos em espaços públicos da cidade.
A Prefeitura ainda ressaltou que o abandono de animais de qualquer tipo é crime e casos como o registrado nesta manhã na região da Pampulha devem ser denunciados à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.
Veja a nota da Prefeitura na íntegra:
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Controle de Zoonoses não recebeu nenhuma denúncia para ação no local citado. O CCZ faz o recolhimento de animais de grande porte encontrados soltos nas vias e logradouros públicos, sem a presença de um tutor. O trabalho é realizado por meio de solicitação da população, pelo telefone 3277-7411 ou 7413, presencialmente.
É importante ressaltar que o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais. A Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve políticas, em várias frentes, para evitar o abandono, o tratamento inadequado e as doenças transmitidas por animais.
*Estagiário sob supervisão de

