Governo prorroga por 60 dias ICMS único sobre combustíveis

Posto de combustível em São Paulo

Posto de combustível em São Paulo Edu Garcia/R7 – 06.07.2022

O governo federal prorrogou por mais 60 dias a medida que define que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis devem ser uniformes em todos os estados do país. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (11).

Em junho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça suspendeu uma decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permitiu a cada estado cobrar um valor diferente de ICMS sobre o diesel, e determinou que o imposto deve ser fixado levando em conta o valor médio dos combustíveis nos últimos cinco anos.

A medida também obriga a Petrobras a prestar informações sobre a formação dos preços dos combustíveis nos últimos meses. Ao definirem as alíquotas fixas, os estados também não podem ampliar o peso proporcional do ICMS na formação do preço final ao consumidor.

Na decisão, Mendonça afirmou que a Petrobras deve atentar para a Constituição e as leis que regem sua atividade, o que inclui os princípios da transparência, a conciliação entre a livre-iniciativa e a função social da propriedade e da defesa do consumidor, além do atendimento aos imperativos da segurança nacional, ao relevante interesse coletivo e sua função social.

A resolução estabelece ainda que as alíquotas devem ser específicas por unidade de medida adotada e, na maior medida possível, seletivas, em função da essencialidade do produto e de fins extrafiscais.

Goiás Alerta

Incêndio em SP condena três construções, mas prédio em chamas não tem risco de desabar

Corinthians se aproxima do fim da maratona de jogos vitorioso, mas desgastado

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories