Conheça os benefícios do óleo de rícino na sobrancelha
Conheça os benefícios do óleo de rícino na sobrancelha para aumentar o volume dos pelos virou uma verdadeira febre. Mas será que a substância realmente promove o crescimento dos fios ou tudo não passa de um mito? Nesta matéria, a doutora Maria Paula Del Nero, que trabalha na clínica Healthy Dermatologia, esclarece essas e outras dúvidas. Confira!
O óleo de rícino é uma substância extraída da Mamona, uma planta medicinal também conhecida como Carrapateiro ou Bafureira. Normalmente usado para tratar alguns problemas de saúde como artrites e prisão de ventre, ele também é amplamente usado em cosméticos.
Composto por uma grande quantidade de vitamina E, ácidos graxos e sais minerais, o óleo penetra profundamente nos poros e folículos. Isso ajuda no fortalecimento, hidratação e crescimento rápido dos fios.
Óleo de rícino para a sobrancelha: mito ou verdade?
Afinal de contas, será que usar óleo de rícino na sobrancelha realmente ajuda no aumento do volume dos pelos ou tudo não passa de um mito?
Segundo a dermatologista Maria Paula Del Nero, ainda não existe nenhuma evidência científica que comprove a eficácia do uso da substância quando aplicada nas sobrancelhas ou nos cílios. Contudo, segundo a especialista, existem artigos publicados sobre o ácido ricinoleico, principal componente do óleo de rícino. Assim, estes artigos apontam que essa substância inibe a produção da prostaglandina, proteína que causa, dentre outras coisas, a queda de cabelo.
Dessa forma, Maria Paula concluí que, de fato, o óleo de rícino pode auxiliar no aumento do volume dos fios se aplicado nas sobrancelhas. Como curiosidade, Maria conta que, há 90 anos, seu avô farmacêutico já recomendava o uso do óleo às clientes que desejavam aumentar o volume dos cílios e sobrancelhas.
Como usar o óleo de rícino na sobrancelha
Usar óleo de rícino na sobrancelha é algo bem simples que você poderá aplicar facilmente na sua rotina de beleza. Além disso, outro benefício do óleo é que ele é barato e você pode encontrá-lo facilmente em qualquer farmácia. Se você deseja usar o óleo para deixar suas sobrancelhas bem volumosas, confira a seguir algumas dicas para usar o produto no seu dia a dia.
- Primeiramente, lave bem o rosto;
- Com a ajuda de um cotonete ou pincel de maquiagem fino e limpo, aplique o produto diretamente acima das sobrancelhas ou cílios;
- Caso você use o produto na parte manhã ou da tarde, deixe-o agir por 30 minutos;
- Em seguida, limpe a região com o auxílio de um algodão úmido;
- Caso use o óleo a noite antes de dormir, é importante tomar cuidado para que a substância não escorra para os olhos e para o travesseiro; Limpe com um algodão como no passo acima.
Incorporar o costume de passar óleo de rícino na sobrancelha dentro da sua rotina de skincare é fácil, pois o óleo tem um preço acessível e sua aplicação é simples. Ainda tem alguma dúvida? Confira o próximo tópico!
Principais dúvidas sobre o uso do óleo de rícino na sobrancelha
Se você ainda tem algumas dúvidas em relação ao cosmético, confira abaixo as informações dadas pela dermatologista que respondem às perguntas mais frequentes sobre o tema.
Qual é o melhor horário para aplicar o óleo de rícino na sobrancelha?
Maria Paula Del Nero: “a melhor hora para passar o óleo é a noite. Depois do rosto lavado e limpo, aplique a substância e, em seguida, seque a região com papel toalha ou lenço. Assim, você evita que o óleo escorra para locais que você não quer que aumente o pelo.”
Em quanto tempo o óleo de rícino faz efeito na sobrancelha?
Maria Paula Del Nero: “normalmente, este tipo de produto tem efeito gradual. Então, você deve usá-lo diariamente, uma vez ao dia, por pelo menos, 16 semanas seguidas.”
Funciona nos cílios?
Maria Paula Del Nero: “sim! O óleo de rícino é eficaz tanto para o aumento do volume dos pelos da sobrancelha quanto para os cílios, pois ele hidrata, dá brilho e estimula o crescimento.”
Tem contraindicação?
Maria Paula Del Nero: “o óleo de rícino não é recomendado para pessoas que apresentem alguma reação alérgica aos componentes. O ideal é que, antes de iniciar o tratamento o paciente faça um teste na parte interna do antebraço, aplicando uma gotinha do óleo na região. Caso não haja o aparecimento de nenhum sintoma você poderá usar o produto nos cílios e na sobrancelha.”
É verdade que grávidas não podem usar óleo de rícino?
Maria Paula Del Nero: “sim. Mulheres gestantes devem evitar usar o óleo mesmo nas sobrancelhas e nos cílios, pois a inibição da prostaglandina pode induzir ao parto.”
Além de ser uma substância eficiente para combater vários problemas de saúde, o óleo de rícino também é um verdadeiro aliado na rotina de beleza. Hidrata a pele e os cabelos e aumentar o volume das sobrancelhas e dos cílios. Aprenda também como fazer hidratação caseira com o óleo de rícino.
Veja também; Confira os 8 melhores óleos vegetais para cabelo