Frutas são aliadas da alimentação saudável. FOTO: Reprodução

Como se alimentar de forma mais saudável durante o home office

Como se alimentar de forma mais saudável durante o home office

Frutas são aliadas da alimentação saudável. FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

Podemos gostar mais de refeições caseiras e não ter que caminhar muito para fazer um lanche, mas trabalhar perto da geladeira se torna um desafio em manter uma alimentação saudáveis. Mas fique tranquilo, existem maneiras de minimizar o ato de comer sem pensar direito e se encher de calorias vazias, mesmo quando você não pode se distanciar do armário da cozinha.

Se você se proibir comer tuto que gosta, isso pode trazer vários sentimentos ruins, como ansiedade, estresse, nervoso, etc. Além disso, ser gentil com você mesmo pode te ajudar a estabelecer uma linha de pensamento mais saudável quando se trata de culpas e isso pode permitir um estilo de vida mais equilibrado.

Eu descobri que criar estratégias conscientes em torno da alimentação, não tem nada a ver com julgamento e pode ser bastante útil para aqueles que lutam com alimentação irregular. Abaixo estão algumas dicas práticas que podem te ajudar a minimizar lanches desnecessários e aproveitar o máximo dos alimentos.

Pare, pense, coma

Primeiramente, antes de pegar aquela bolacha ou pacote de salgadinhos, pare e pergunte, “Eu quero mesmo isso agora?” ou “Estou com vontade dessa comida porque estou com fome ou porque estou entediado ou estressado?”

Se você quiser mesmo comer, vá em frente. Mas se sua resposta é não, você se impediu de beliscar excessivamente. A ideia é fazer a decisão de se alimentar uma escolha consciente.

O medidor de fome, pare, pense, coma, permite que você pare e sinta seu nível de fome antes de comer. Se você está na busca por um lanche mas percebe que não está realmente com fome, você talvez esteja com vontade de outra coisa. Tente sair para caminhar, tomar um banho, ligar para um amigo ou tirar um cochilo.

Encha sua cozinha de alimentos ricos em fibra

É bem difícil comer sem perceber alimentos ricos em fibra como vegetais, saladas e frutas. Isso porque a fibra é “pesada” e te enche rápido. Alimentos ricos em fibras também ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar do seu sangue, que podem contribuir na prevenção de comer por impulso ou exagerar nas refeições.

Uma salada fresca com queijo coalho, azeitonas e alcaparras é rica em fibras, ajudando a te saciar e a reduzir a vontade de comer.

Não traga para casa

As decisões que você toma na hora de fazer as compras, faz toda a diferença para que você consiga manter um hábito saudável. Se você trouxer para casa, você vai comer. Se você não quer atrapalhar suas metas de dieta, deixe as besteiras que vão atrapalhar seus esforços.

Pratique controlar a quantidade

Na hora de escolher o que comer, evite porções de grandes quantidades, para que você não sinta necessidade de come-la até o fim. Prefira alimentos em porções individuais ou, se você preferir por pacotes maiores, faça em casa a divisão dos alimentos em sacos menores ou potes.

Primeiramente programe horários para refeições e lanches. Também é importante, especialmente trabalhando em casa, parar e separar um tempo para se alimentar. Melhor ainda, planeje antes o que você irá comer no almoço ou no lanche. Respeitando seus intervalos alimentares evitará desejos e dará mais disposição no dia. Também ajudará a evitar comer por impulso durante um trabalho estressante.

Planeje um agrado

Planeje uma hora para comer o que gosta. Eu penso nesses momentos sendo em festas de aniversários ou jantares fora (pense em um belo pedaço de bolo de chocolate), mas mesmo durante situações rotineiras, planejar recompensas por te ajudar a diminuir a preocupação com doces e evitar exageros. Se você está com vontade de um chocolate, separe alguns pedaços para comer depois do almoço. Se você ama pizza, aprecie uma vez por semana durante o almoço ou jantar. Isso ajuda a diminuir os pensamentos de gula, além do fato que você se deu permissão e merece apreciar.

Alimente-se na mesa de jantar, não na do trabalho

Em seguida, criar um espaço para saborear refeições e lanchinhos pode ajudar a evitar alimentação inconsciente. Ache uma mesa, ilha ou qualquer lugar que você se sinta à vontade para comer e torne a zona de refeições da sua casa. Coma devagar e saboreie cada mordida. Preste atenção nos sabores e texturas dos alimentos, assim você consegue obter o máximo de prazer de suas refeições.

Feche a cozinha

Decida a hora em que irá fechar a cozinha, desligue as luzes e feche quaisquer portas. Isso pode ser bem útil em evitar visitas noturnas.

Outras coisas que valem a pena tentar

Aqui vão outras dicas que podem te ajudar com a alimentação inconsciente:

Primeiro, faça uma pausa para um chá

Beber chá pode também ajudar a controlar os desejos. Beber chá de ervas adoçado com um pouco de mel dá uma brecada. Faz você pensar por um minuto sobre fazer um lanche ou refeição que pode ser desnecessária.

Segundo, mantenha um diário alimentar e de humor

Escrever o que você come e como você se sente naquele momento pode te ajudar a identificar gatilhos e minimizar refeições por impulso. Adicionalmente, escrever sua dieta diária no começo do dia pode te dar mais confiança e te manter no caminho certo.

Terceiro, durma o suficiente

Dormir pouco pode nos levar a consumir até 800 calorias a mais, segundo um recente estudo. Acredita-se que a privação do sono pode fazer com que nossos hormônios estimulem a fome ou tira os sinais hormonais associados à saciedade. Procure dormir de 7 a 9 horas por noite.

 

Veja também; Saladas Veganas que valem por uma refeição.

 

Goiás Alerta

Decisão Judicial derruba liminares de empresas “noteiras”

Boletim Epidemiológico de Aparecida de Goiânia

Categorias