Bacalhau

Bacalhau com Batatas: Aprenda Receita de Peixe no Forno

Comida é feita com peixe sem espinhas e pele, rodeado de batatas cozidas com alho crocante.

O Prato do Dia desta Sexta-feira (22) ensina a receita da capixaba que há 22 anos trocou os mares do Espírito Santo para se aventurar nos encantos da cidade histórica de Pirenópolis, município a cerca de 130 km de Goiânia. Brígida de Fátima Almeida, mais conhecida como Bibba, é apaixonada por cozinha e foi uma das pioneiras a servir a comida que é considerada tradição na culinária portuguesa: o famoso bacalhau.

“Eu tenho quatro receitas, porém a mais pedida é o bacalhau. Ele é diferenciado […]”, relata a cozinheira ao afirmar que o prato faz o maior sucesso entre os clientes.

Bibba aprendeu a receita com a dica de um garçom brasiliense. Ela conta que foi aperfeiçoando o modo de fazer o bacalhau com o tempo, retirando as espinhas, pele e servindo apenas o lombo com ingredientes adicionais.

Aprenda a seguir o passo a passo de como fazer o bacalhau da Bibba.

Ingredientes

  • 500g de bacalhau
  • 1 batata grande em rodelas
  • Azeitona
  • Alho
  • Tomate cereja
  • 1 cebola média
  • Maionese
  • Azeite

Modo de preparo

É preciso limpar o bacalhau, retirando a pele e a espinha. Dessalgue o bacalhau em quatro a cinco dias. Deixe-o congelando por algumas horas. Logo depois, cozinhe o peixe junto com as batatas por 20 a 30 minutos. Cheque o ponto da batata e do bacalhau, verificando se ele descongelou totalmente.

Doure o bacalhau, levando-o para a frigideira no fogão. Adicione o azeite e coloque o peixe até ele alcançar o ponto ideal, dourando-o de todos os lados. Depois, utilizando a mesma gordura, frite o alho com cuidado para não queimar. Antes de adicionar o alho no bacalhau, é possível passar um pouco de maionese a gosto em cima do peixe.

Goiás Alerta

inss

INSS – Mudanças no Auxílio Doença em 2024

Prefeitura de Senador Canedo

Prefeitura de Senador Canedo em parceria com o estado abre inscrições para casas a custo zero

Categorias