A erva do Alecrim ajuda a aliviar o estresse e pode ser encontrada em supermercados e feiras
O alecrim é um conhecido tempero e também é uma planta utilizada na decoração de receitas e chás, por seu aroma e sabor. O que poucas pessoas sabem é que a erva pode ajudar em diversos processos naturais do corpo.
Os benefícios do alecrim vão desde a memória à digestão. A erva colabora com o raciocínio rápido e contribui no processo de concentração. Alivia ainda a ansiedade, quando está ligada ao estresse, na forma de chá.
A planta possui propriedades hidratantes e reparadoras que beneficiam o sistema nervoso, e pode ser uma grande aliada da memória dos idosos. Esse resultado é alcançado por meio da aromaterapia, combinada com outros óleos essenciais, a exemplo do óleo de lavanda, já que eles controlam os batimentos cardíacos e diminuem a pressão arterial.
O chá de alecrim também pode ser utilizado para melhorar o processo natural da digestão. Além de combater a azia gastrite e constipação, por conter substâncias que reduzem a produção de gases. A erva que ajuda a aliviar o estresse pode ser facilmente encontrada em supermercados e feiras.
Chá de alecrim
O chá de alecrim pode ser ingerido diariamente, mas seu consumo excessivo pode causar náuseas e vômitos. O ideal é que as doses diárias sejam controladas. O uso da erva não é recomendado como medicamento para pessoas com histórico de convulsões, com dificuldades de coagulação do sangue e para mulheres grávidas.
Receita de chá de alecrim
Adicione quatro gramas de folhas de alecrim em uma xícara de água fervente. Após 10 minutos em repouso, coe. O ideal é que o chá seja consumido após as refeições.
*Atenção: o consumo dessa erva não é indicado para pessoas com diabetes, hipertensão, doenças inflamatórias da pele, hipertrofia da próstata e grávidas.