O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi baleado nesta sexta-feira (8) durante um discurso de campanha na região de Nara, informou a mídia local. O evento marcava a reta final da preparação para as eleições da Câmara Legislativa no domingo (10). O governo anunciou a criação de um grupo de trabalho após o ataque.
A rede pública NHK informou que um homem de 40 anos foi preso por tentativa de homicídio e que uma arma foi confiscada, citando fontes policiais. “Eu estava fazendo um discurso e um homem veio por trás”, disse uma jovem que estava no evento à rede NHK.
“O primeiro tiro parecia um brinquedo. Ele não caiu, mas depois houve um estrondo alto. O segundo tiro era mais visível, você podia ver o estrondo e a fumaça”, acrescentou.
Abe, de 67 anos, desmaiou e sangrava no pescoço, disse uma fonte de seu Partido Liberal Democrata (LDP) à agência Jiji. Vários meios de comunicação informaram que o ex-líder havia sido atacado por trás, possivelmente com uma espingarda.
Abe, o primeiro-ministro mais antigo do Japão, governou o país em 2006 por um ano, depois voltou ao poder entre 2012 e 2020.

