Tal como a FAUL, que tem a reunião marcada para as 18h00 de segunda-feira, também a maioria das federações socialistas deverá reunir-se no mesmo dia para escolher os candidatos a deputados pelos respetivos círculos eleitorais.
Segundo fonte socialista, a reunião da Comissão Política Nacional do PS, a quem caberá a aprovação final das listas de candidatos a deputados por cada um dos círculos eleitorais, deverá ter lugar a meio da próxima semana.
Pelos estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar cerca de um terço do total de candidatos a deputados em cada um dos círculos eleitorais, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das estruturas federativas desta força política.
De acordo com o calendário hoje divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), as candidaturas às legislativas antecipadas de 10 de março podem ser apresentadas até 29 de janeiro, enquanto as coligações entre partidos têm de ser comunicadas até um dia antes.
Após a apresentação de candidaturas às legislativas, o juiz procede, no dia seguinte, ao sorteio das listas para lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto e verifica, no prazo de dois dias, a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos.
Até ao último dia do prazo para entrega das candidaturas, os partidos e coligações têm de apresentar o respetivo orçamento de campanha à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, nos termos da lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais.
Leia Também: Ex-vice da Câmara do Marco de Canaveses desfilia-se do PS