PCP questiona Costa sobre "processo desastroso" de venda da PT/MEO

PCP questiona Costa sobre "processo desastroso" de venda da PT/MEO

Numa pergunta dirigida a António Costa através do parlamento, o deputado do PCP Bruno Dias refere que, nos últimos meses, têm-se multiplicado as notícias sobre a venda da PT/MEO pela Altice, “sendo os putativos compradores fundos internacionais” e até a Saudi Telecom.

O PCP refere que, além da compra da PT/MEO, está também em causa “a possibilidade de venda dos 51% ainda em posse da Altice e da sua rede de fibra ótica em Portugal”.

“Tudo isto é o reflexo de um processo desastroso, onde uma multinacional comprou a PT/MEO para a retalhar, vender por troços, despedir trabalhadores, precarizar as relações laborais, tudo para acumular ganhos gigantescos para si própria sem qualquer vantagem para o país, antes pelo contrário”, defende-se.

Para o PCP, este “é mais um dos processos de privatização que apenas significou um conjunto de excelentes oportunidades de negócio para meia dúzia de capitalistas, com as perdas a serem acumuladas nos utentes/clientes, nos trabalhadores da empresa e do setor e no Estado”.

O partido defende que é importante perceber “que acompanhamento o Governo está a realizar deste processo, onde ativos estratégicos nacionais estão a ser oferecidos, vendidos e degradados”.

“Ativos onde se podia e deveria alavancar a reconstrução de uma empresa pública e nacional de telecomunicações, capaz de assegurar as necessidades estratégicas do país e de criar um verdadeiro serviço público e universal de telecomunicações”, sustenta-se.

O PCP considera que é importante perceber o acompanhamento do Governo tendo em conta um decreto-lei que o obriga a fiscalizar a alienação de ativos estratégicos a entidades de fora da União Europeia, mas também tendo em conta “as responsabilidades” do executivo, e outros órgãos de soberania, em “garantir a salvaguarda dos interesses fundamentais do povo português”.

“O facto de o Governo estar em gestão não o pode inibir de acompanhar e intervir nestes processos, pois existe o risco de o processo avançar antes da tomada de posse do próximo Governo”, adverte-se.

O PCP pergunta a António Costa se o Governo “está a acompanhar o processo de alienação de ativos estratégicos em Portugal pela Altice” e questiona ainda “que avaliação faz deste processo e que iniciativas admite tomar”.

Leia Também: PCP questiona ministros sobre despedimento coletivo na TVI

Goiás Alerta

Chega contra "portas abertas", restantes partidos criticam xenofobia

Chega contra "portas abertas", restantes partidos criticam xenofobia

Pellozo na entrega do Paço Municipal Guilhermina D’Araújo Canedo: “Essa é a casa do povo“

Categorias