A Polícia Penal de Goiás finalizou a instalação de scanners corporais em 100% das 85 unidades prisionais do estado.
Com isso, Goiás se torna uma das primeiras unidades da federação a cumprir uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu prazo até abril de 2027 para que todos os presídios brasileiros adotem esse tipo de equipamento.
O investimento na locação dos últimos 55 aparelhos foi de R$ 22,9 milhões, com contrato válido por cinco anos. Os scanners permitem a realização de revistas pessoais de forma mais rápida e sem contato físico, substituindo procedimentos manuais e reduzindo o constrangimento de visitantes.
Além de aumentar a segurança, os equipamentos ajudam a impedir a entrada de drogas, armas e celulares nos presídios. Segundo o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, a tecnologia “reforça a segurança dos estabelecimentos penais e garante um método de revista mais digno e humanizado”.
Fonte:Odia/foto:Imagem reprodução

