O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ,no dia 20 de fevereiro, que é constitucional a criação de leis municipais que autorizem guardas municipais a atuar em ações de segurança urbana.
A medida abre caminho para que municípios reforcem suas estratégias de combate à criminalidade, ampliando o papel dessas forças de segurança.
Em Senador Canedo,a decisão impulsionou a proposta do vereador Willian Coelho,que apresentou uma emenda à lei orgânica do município para a mudança da nomenclatura de Guarda civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal.
A votação da proposta ocorrerá na próxima sessão e já conta com o apoio da maioria dos vereadores, que reconhecem a importância da medida para fortalecer a segurança pública e garantir mais respaldo aos agentes municipais.
A câmara Municipal demonstra alinhamento com as demandas da população e o compromisso com políticas públicas eficazes.Caso aprovada ,a alteração não apenas redefine o nome da corporação, mas pode representar um novo status para os agentes municipais, ampliando sua atuação e reforçando a proteção aos cidadãos Canedenses.
Por:Milter Mayer
Fonte:Canedo Alerta/Imagem Reprodução

