Com curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, o tema é inspirado no texto de 1959 da autoria de Nuno Portas, intitulado “A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal”.
Neste texto, Nuno Portas dirige-se aos arquitetos recém-chegados à atividade profissional, propondo “o interrogar de uma novíssima geração, não só nas suas ideias e intenções, mas sobretudo nas suas obras.”
“A Casa da Arquitectura convidou dois curadores com muita experiência, apesar de ainda jovens, que irão dar uma perspetiva sobre o que de novo se produz na arquitetura portuguesa e o que os ‘novos’ produziram ao longo do tempo”, referiu, no comunicado, Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitetura.
De acordo com este responsável, o trabalho da dupla irá ser desvendado “durante o mês de junho”.
Nesta edição, “voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto. Todas as visitas são gratuitas”, disse.
A instituição sediada em Matosinhos anunciou ainda que estão a decorrer, até 16 de abril, as candidaturas de voluntários para integrar a equipa da 8.ª edição do evento.
“Procuramos voluntários a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e com vontade de interação com o público”, lê-se num comunicado enviado hoje pela Casa da Arquitetura.
O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, todas também de participação gratuita.
O Open House Porto está integrado no Open House Worldwide, um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres em 1992 por Victoria Thornton.
Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 50 cidades em todo o mundo.
Leia Também: Gabriel o Pensador e Sam the Kid com Orelha Negra no Festival do Maio