1. Escolha a localização do imóvel
O primeiro passo que deve tomar, antes de comprar uma casa, é decidir a localização onde quer morar. Para isso, e ao ponderar localizações, deve ter em conta fatores como: se é perto da vida profissional dos membros do agregado familiar, o acesso a transportes, se tem serviços próximos, caso tenha ou esteja a pensar ter filhos, se existem escolas em redor, ou a distância da rede de suporte e de locais que costume frequentar.
Então, deve fazer uma análise consoante o seu caso específico, colocando em cima da balança o seu contexto atual, bem como um contexto futuro. Por exemplo, se utiliza um carro para se deslocar, não terá de se preocupar se a localização está perto de transportes. Porém, se pensa ter um filho e vai comprar a casa já para o futuro, lembre-se de que ele provavelmente necessitará de utilizar os transportes um dia. Por isso, analise todos os ramos para decidir qual a zona mais adequada para o seu agregado familiar.
2. Analise propostas de diferentes bancos
Ao decidir a localização, fazer a visita aos imóveis, e escolher a casa para a qual quer fazer a proposta de crédito habitação, o passo seguinte é pedir diferentes simulações de crédito. É relevante pedir a vários bancos que simulem as condições do crédito habitação, para que possa analisar qual a melhor para si.
Nesta fase, se tiver várias propostas em cima da mesa, pode fazer uma comparação entre o que lhe oferecem em cada uma.
Contudo, o crédito habitação utiliza termos complexos e desconhecidos para a maior parte dos clientes que contratam a primeira vez. Pelo que, comparar simulações de crédito por si pode ser complicado. Neste processo, pode contar com a ajuda dos profissionais em intermediação de crédito do Poupança no Minuto, que estão disponíveis para o acompanhar em todo o processo e esclarecer todas as dúvidas, de forma gratuita.
3. Informação é poder
Quanto mais informado sobre o processo de compra de casa com crédito habitação estiver, menos riscos corre. Isto porque, ao perceber minimamente o que a agência imobiliária, intermediário de crédito ou banco explicam, mais facilmente irá tomar decisões e evita surpresas.
Ao longo de todo o percurso de compra do imóvel com um financiamento do banco, pode deparar-se com conceitos como spread, TAN, TAEG, registo predial, CPCV, entre outros. Mas alguns podem ser confusos, pelo que é importante informar-se o máximo que puder antes.
A informação pode ser encontrada na internet, mas se quiser um acompanhamento mais próximo e personalizado, pode esclarecer questões junto de um intermediário de crédito Poupança no Minuto. Recorrendo a este serviço, garante primeiramente a sua capacidade financeira e negocial para avançar com a compra da casa. Depois, tem acesso a respostas rápidas e assertivas, o que o permite procurar e visitar imóveis em simultâneo. Não deixe que a falta de informação o impeça de negociar a sua futura morada de sonho.