Mais de 5 mil brasileiros terão de deixar Portugal, anuncia governo

Quase 5.400 brasileiros terão que deixar voluntariamente Portugal nos próximos dias ou serão expulsos. O anúncio foi feito pelo governo de Portugal nesta segunda-feira, 3, e diz respeito ao grupo de estrangeiros que apresentou manifestação de interesse de permanecer em Portugal até junho de 2024 e teve o pedido negado.

O número de brasileiros a serem convidados a se retirar de Portugal pode ser ainda maior nos próximos meses, já que o governo português ainda está analisando os pedidos de permanência feitos antes do método ser extinto para conseguir residência fixa no país.

Por que Portugal vai expulsar brasileiros?
Até o ano passado, uma das formas que os estrangeiros tinham de morar em Portugal era pela manifestação de interesse. Ou seja, a pessoa que entrasse legalmente no país, tivesse emprego e estivesse inscrita e com situação regularizada perante a Previdência Social poderia pedir autorização do governo para morar em definitivo em Portugal. O método, no entanto, foi extinto em junho de 2024, quando havia 440 mil pedidos desse tipo pendentes.

A análise desses pedidos ficou a cargo, então, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). Desde então, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira, 2, a agência analisou 184.059 pedidos de moradia, dos quais 150.076 foram aceitos e 33.983, negados. São essas pessoas, que fizeram a manifestação de interesse até o ano passado e tiveram seus pedidos negados, que passarão a ser notificadas para deixar voluntariamente o país.

Quem será expulso de Portugal?
Todos os estrangeiros que apresentaram manifestação de interesse de permanecer em Portugal e tiveram o pedido negado pelo governo português serão convidados a se retirar do país. Se não partirem dentro do prazo estipulado, serão posteriormente expulsos pelo governo.

Fonte:A Redação/foto:Imagem ilustrativa

Goiás Alerta

Pellozo participa do programa CBN Talk e destaca avanços de Senador Canedo

PREVISÃO DO TEMPO: Sul registra pancadas de chuva em boa parte da região, nesta quarta-feira (4)

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories