Siamesas de São Paulo unidas pelo abdômen passam pela 3º cirurgia preparatória para a separação em Goiânia

Siamesas de São Paulo unidas pelo abdômen passam pela 3º cirurgia preparatória para a separação em Goiânia

As gêmeas siamesas de São Paulo Valentina e Eloá, de 2 anos, que nasceram unidas pelo abdômen, passam pela 3º cirurgia preparatória para a separação total dos corpos nesta quarta-feira (9), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.

Segundo o pai das meninas, Fernando de Oliveira Santos, a cirurgia vai colocar expansores de pele. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em separação de siameses, explicou nas primeiras cirurgias que esse procedimento é uma necessário antes da separação total dos corpos.

“A expectativa é boa e estamos confiantes. Na cirurgia anterior, elas rejeitaram os expansores, mas vai dar tudo certo desta vez. Está tudo na mão de Deus”, comentou o pai.

A expectativa da família é que a cirurgia final seja marcada ainda neste ano. “Tudo vai depender da recuperação delas, mas a equipe acredita que seja possível”, explicou Fernando Oliveira.

As meninas são unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, intestinos delgado e grosso, fígado e genitália, segundo o médico. Elas nasceram em Guararema (SP). Atualmente, a família mora em Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima do médico e do hospital.

Eloá e Valentina, de 7 meses, nasceram unidades pelo abdome e esperam cirurgia de separação em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Primeiras cirurgias

As duas primeiras cirurgias de preparação foram feitas no ano passado, segundo o pai. Uma para corrigir uma má formação no sistema digestivo, e outra para colocar os expansores de pele, que foram rejeitados pelo organismo das crianças.

O médico Zacharias Calil falou à época, em maio do ano passado, que a cirurgia do sistema digestivo foi um sucesso.

“A cirurgia foi tranquila. Conseguimos fazer o procedimento de acordo com o planejado”, afirmou Calil.

Veja também: Mãe denuncia que bebê teve braço deslocado em Hospital de Aparecida de Goiânia

Goiás Alerta

Jade Picon é a sétima eliminada do programa, com 84,93%

Educação de Aparecida convoca pedagogos do Processo Seletivo Simplificado

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories