Com a ‘descoberta’ dos últimos dez finalistas da 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, esta quinta-feira à noite, na segunda semifinal, está completa a lista de países que irão atuar na final de sábado – onde já estava a cantora portuguesa Mimicat e o tema ‘Ai Coração’ (apurados na primeira semifinal, na terça-feira).
No total, havia 16 países a lutar por um dos lugares disponíveis para a final, mas apenas dez conseguiram. São eles: Albânia, Chipre, Estónia, Bélgica, Áustria, Lituânia, Polónia, Austrália, Arménia e Eslovénia.
De fora ficaram a Dinamarca, Geórgia, Islândia, São Marino, Roménia, e Grécia.
Estes dez países juntam-se aos outros dez apurados na primeira semifinal – Portugal, Croácia, Moldávia, Suíça, Finlândia, República Checa, Israel, Suécia, Sérvia e Noruega -, aos seis que passam diretamente à final: os chamados ‘Big 5’ – Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido – e ao país vencedor da última edição, neste caso a Ucrânia.
A festa desta quinta-feira na M&S Arena – apresentada pela cantora ucraniana Julia Sanina, pela britânica Alesha Dixon e pela atriz Hannah Waddingham – começou com o dinamarquês Reiley e ‘Breaking My Heart’ e terminou com os australianos ‘Voyager e ‘Promise’.
No intervalo, houve uma atuação do rapper ucraniano OTOY e das cantoras Mariya Yaremchuk e Zlata Dziunka. Mariya Yaremchuk representou a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção em 2014 e conquistou o 6.º lugar. Já Zlata Dziunka, de apenas 14 anos, estreou-se no palco eurovisivo em 2022, no Festival da Eurovisão da Canção Júnior.
A moving performance by Maria Yaremchuk, Zlata Dziunka and OTOY – exploring the connection between generations of Ukrainian compositions from the past to the present. #Eurovision pic.twitter.com/wpdQTN5bFi
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) May 11, 2023
Foram ainda apresentadas as canções de Espanha, Ucrânia e Reino Unido – três dos seis países que passam diretamente à final e, por isso, não atuaram nas semifinais do concurso. Este ano, Espanha faz-se representar por Blanca Paloma e ‘EAEA’, a Ucrânia por TVORCHI e ‘Heart Of Steel. Já o Reino Unido traz Mae Muller e ‘I Wrote a Song’.
Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema ‘Stefania’ arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.
[Notícia atualizada às 22h10]
Leia Também: Ainda “anestesiada”, Mimicat agradece pelo “apoio e energia positiva”