Queiroga vai fazer caminhada no Rio para incentivar atividade física

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Myke Sena/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitará o Rio de Janeiro neste final de semana e fará uma caminhada, do Leme a Copacabana, na Zona Sul, para estimular a prática de atividade física. O passeio está agendado para as 8 horas de domingo (15), com saída da praça Almirante Júlio de Noronha. Está prevista a participação de outros políticos.

Na ocasião, Queiroga lançará a ação Incentivo de Atividade Física (IAF). O objetivo é aumentar a realização desse tipo de prática entre a população, principalmente para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Para isso, o ministério investirá quase R$ 100 milhões só neste ano. O repasse será feito aos centros de saúde, unidades básicas, postos de saúde e unidades móveis fluviais. Entre as medidas, estão a contratação de profissionais de educação física, adequação dos ambientes já existentes para a prática de atividade e compra de materiais.

De acordo com dados da Global Burden of Disease (GBD), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil, com aumento de portadores de 1,4 milhão, em 1990, para 4 milhões, em 2019.

A hipertensão arterial, por exemplo, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No país, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde, a hipertensão atingia, em 2019, 23,9% dos indivíduos, correspondendo a 38 milhões de pessoas, sendo maior entre as mulheres (26%) do que entre os homens (21%).

Ainda segundo a pesquisa, mais da metade das pessoas (60%) mostrou condição de excesso de peso, ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas apresentaram o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 kg/m². O estudo indica maior prevalência de excesso de peso entre mulheres (62%) do que entre homens (57%).

Diante do cenário, o ministério lança também uma funcionalidade, dentro do aplicativo Conecte SUS, para estimular hábitos saudáveis. A ferramenta Peso Saudável traz o “Programa 12 Semana”, com orientação para que o usuário tenha uma rotina balanceada.

O usuário terá, a cada semana, orientações e desafios relacionados a atividade física e alimentação saudável, com acompanhamento do progresso. As orientações serão feitas por profissionais do ministério, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e demais materiais da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

Uma das orientações será a influência do ambiente na alimentação. O desafio será comer com regularidade e atenção em locais apropriados e, sempre que possível, com companhia, além de fazer refeições longe de telas.

Goiás Alerta

Conselho de Ética se reúne pela primeira vez para analisar defesa apresentada por Gabriel Monteiro

UEPB terá 3.023 vagas para cursos de gradução pelo Sisu 2022.2

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories