O Notícias ao Minuto teve a oportunidade de se deslocar este sábado, dia 25, ao MEO XL Games – um evento dedicado aos videojogos, aos e-sports e sobretudo à comunidade de gaming.
Se alguma vez teve a oportunidade de ir a um destes eventos saberá certamente a importância que tem para os visitantes. O objetivo passa não só por dar a conhecer ao público as grandes novidades da indústria, como ainda servir de ponto de reunião entre amigos e conhecidos do mundo online.
Ao entrar no recinto do MEO XL Games, na Exponor em Matosinhos, nota-se rapidamente que este é um recinto ‘familiar’ a quem já compareceu a este tipo de eventos. Os expositores podem encontrar-se um pouco por todo o recinto, com a PlayStation e a Nintendo a assegurarem-se que poderá experimentar os jogos mais recentes – com ‘Marvel’s Spider-man 2’, ‘Gran Turismo 7’, ‘Super Mario Bros. Wonder’, ‘Super Mario RPG’ e ‘WarioWare: Move It!’ a estarem entre os destaques.
Há ainda espaço para os jogos de tabuleiro, áreas de venda de produtos como figuras, t-shirts e outros itens colecionáveis mas, sobretudo, ficam em evidência os espaços dedicados às competições e e-sports. A presença da Federação Portuguesa de Futebol eFootball com o torneio Christmas Challenge e da grande final da ESC Online Master League Portugal de ‘Counter-Strike: Global Offensive’ deram que falar, sobretudo devido aos dois grandes recintos distribuídos pelos dois pavilhões.
Foi especialmente emocionante assistir a esta final de ‘CS: GO’ e, quem esteve presente, teve a oportunidade de ver a equipa SAW a dominar os adversários da equipa Rhyno durante três rondas. Assim sendo, os jogadores Arrozdoce, Story, Mutiris, Ewjerkz e Roman acabaram por se sagrar campeões na MEO XL Games.
© Notícias ao Minuto
Entrevista a Pedro Silveira, da E2 Tech
Durante a nossa ida ao MEO XL Games tivemos ainda a oportunidade de conversar com Pedro Silveira, o líder da E2 Tech que é responsável não só por este evento, como também por alguns dos eventos de videojogos mais conhecidos no nosso país.
No currículo Pedro Silveira tem a criação da icónica XL Party em 2007, assim como a Lisboa Games Week em 2013, que aconteceu depois de uma visita ao Paris Games Week em 2011. No entanto, com a realização do Lisboa Games Week em 2018, a E2 Tech acabou por se afastar e criar o seu próprio evento dedicado à indústria dos videojogos – o que temos hoje como o MEO XL Games.
Sendo já um organizador experiente destes eventos, Pedro Silveira reconhece uma evolução no público ao longo dos anos.
O objetivo é sempre melhor e dar melhor conteúdo ao público – o que é muito importante, porque sem público não se faz este tipo de eventos
“O público está mais informado, mais exigente e sabe ao que é que vai. Tem mais equipamento em casa, consegue jogar em casa a todo o tipo de jogos e exige de alguma forma que estes eventos tenham novidades, tenham algo que não existe dentro de casa. Isso cabe-nos a nós”, nota o líder da E2 Tech.
Pedro Silveira reconhece que, devido à pandemia de Covid-19, houve um “retrocesso” no que diz respeito a este tipo de eventos mas, nota, sente um “crescendo” na forma como o público vai aderindo e que este está mais “diversificado”.
“O MEO XL Games é o novo e grande evento da indústria de videojogos, porque é aqui que estão os principais parceiros e marcas”, afirma Pedro Silveira. “Temos público que vem dar apenas um passeio, que vem experimentar as novidades, que vem experimentar um pouco de tudo, que vem para assistir às grandes competições, quem venha participar em torneios e tentar ganhar prémios, há quem gosta de vir com o seu ‘cosplay’. Temos as novas gerações que começam a aperceber-se que estes eventos existem e vêm com os pais. E temos pais que vêm e até arrastam os próprios filhos para virem para as zonas de salão de jogos e retro games”.
Apesar dos jogos de grande qualidade disponíveis no MEO XL Games, uma ausência sentida na edição deste ano foi a presença de títulos ainda não lançados no mercado. Algo a que o público português já teve acesso na Lisboa Games Week quando esta ainda era da responsabilidade da E2 Tech. Pedro Silveira reconhece que esse é “um dos objetivos para os próximos anos”.
“O objetivo é sempre melhor e dar melhor conteúdo ao público – o que é muito importante, porque sem público não se faz este tipo de eventos. Acredito e espero que, no final do ano, já estejamos a falar sobre isso e será bom sinal. Penso que o que aconteceu este ano ainda é reflexo da pandemia, que muita coisa ainda está a tentar funcionar como era antes”, explica Pedro Silveira.
Ainda sobre o que o futuro reserva, o líder da E2 Tech aproveitou para estabelecer desde já o calendário para o ano 2024 – e não terá de esperar um ano para ir ao próximo evento de ‘gaming’.
© Notícias ao Minuto
Pedro Silveira nota que “o calendário não está totalmente fechado”, mas nota que no começo de março haverá uma edição do MEO XL Games na Portimão Arena, no Algarve. São ainda mencionadas mais duas outras datas ao longo do ano mas, neste momento, ainda não há mais informações sobre estes eventos.
Ainda que os eventos de videojogos em Portugal já tenham atingido outros patamares no período pré-pandémico, nota-se no MEO XL Games um retomar do que foi feito até aqui e da própria história da E2 Tech na organização de eventos.
A afluência saudável de pessoas e o entusiasmo palpável do público durante este sábado é um sinal positivo, com a ambição da E2 Tech a dar confiança de que poderemos continuar a esperar uma evolução já no próximo ano.
Recordar que a edição 2023 do MEO XL Games chega ao fim este domingo, dia 26.
Leia Também: Black Friday na PlayStation. Os 20 jogos em que deve apostar