O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atendeu a um pedido de governadores de direita e os autorizou a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje cumpre prisão domiciliar. Entre eles, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que deve se encontrar com Bolsonaro no próximo dia 9 de dezembro.
O pedido foi feito na primeira semana deste mês de novembro. Na ocasião, em ofício enviado ao ministro, Caiado alegou que o requerimento tinha finalidade “humanitária e político-institucional, diante da necessidade de manter canais de diálogo respeitosos entre lideranças políticas”.
A visita vai ocorrer em um momento em que lideranças da direita disputam o o apoio e o espólio bolsonarista para a corrida presidencial de 2026. O governador de Goiás é um deles. Pré-candidato ao Palácio do Planalto, Caiado costura alianças dentro da direita e centro-direita e tem feito acenos ao bolsonarismo.
O governador, no entanto, tem se movimentado de forma autônomo dentro da direita, fora das amarras bolsonaristas, ao contrário de outros governadores que parecem aguardar um aval do ex-presidente da República para se posicionarem como candidatos.
Também foram autorizados a visitar Bolsonaro o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e o deputado federal Guilherme Derrite (PP).
Fonte:Jornal opção /foto:Imagem reprodução
