A Assessoria de Imprensa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil se posicionou, na quarta-feira (9/7), em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nota reforça declarações recentes do presidente americano, Donald Trump, que tem defendido publicamente o aliado brasileiro em sua rede social, a Truth Social.
“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, diz a nota divulgada pela assessoria.
A manifestação ocorre após Trump voltar a criticar as investigações conduzidas no Brasil contra o ex-presidente, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Na segunda-feira (7), Trump afirmou que o Brasil está cometendo algo “terrível” contra Bolsonaro, classificando as ações judiciais como “ataques políticos”. O presidente dos EUA voltou a tema nesta quarta (9/7): “Deixem o Grande ex-presidente do Brasil em paz”, escreveu o norte-americano ao citar a situação como “caça às bruxas”.
A pressão pública exercida por Trump e agora também pela representação diplomática dos Estados Unidos no Brasil é considerada estratégica por alguns aliados de Bolsonaro, que apostam na repercussão internacional como forma de evitar uma possível condenação.
Fonte:A Redação/foto:Imagem reprodução