Rita Ora, Rebecca Ferguson e Alyosha atuam nas ‘semis’ da Eurovisão

As cantoras britânicas Rita Ora e Rebecca Ferguson e as ucranianas Alyosha, Mariya Yaremchuk e Zlata Dziunka, em conjunto com o rapper OTOY, vão animar os intervalos das duas semifinais do Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Liverpool, no Reino Unido.

Em comunicado, divulgado na quinta-feira, a estação britânica BBC – responsável pela organização do evento – destacou que a escolha dos artistas tem como objetivo “oferecer entretenimento a todos os públicos – quer os novatos no Festival Eurovisão da Canção, quer os fãs de longa data”

A primeira semifinal, que se realiza a 9 de maio, irá começar com uma atuação da banda ucraniana The Hardkiss, da qual Julia Sanina – que irá apresentar o festival com Alesha Dixon, Graham Norton e Hannah Waddingham – faz parte.

Na inauguração, a banda irá interpretar ‘Маяк’ (‘Farol’, em português), numa “atuação que simbolizará de muitas maneiras como o Reino Unido está ‘Unido pela Música’ com a Ucrânia”, que venceu o festival em 2022 e deveria este ano receber o evento.

Já a animação do intervalo ficará a cargo de Rita Ora, a “super-estrela” britânica que “mantém o recorde de mais de 10 singles no Top 10 nos Tops Oficiais” e “acumula mais de 10 mil milhões de ‘streamings’”. No palco da Eurovisão, Rita Ora irá interpretar um ‘medley’ de alguns dos seus maiores êxitos, além de apresentar pela primeira vez ‘Praising You’.

A cantora Alyosha representou a Ucrânia no concurso em 2010, ficando em 10.º lugar. Treze anos depois, irá contar (e cantar) com a britânica Rebecca Ferguson a “sua jornada pessoal” sobre o facto de ter abandonado “o seu país e entes queridos para procurar refúgio” devido à invasão russa da Ucrânia.

“Alyosha e Rebecca irão contar uma história de esperança, coragem e apoio ao povo da Ucrânia de todo o mundo”, destaca a União Europeia de Radiodifusão (UER).

A segunda semifinal, marcada para 11 de maio, irá contar com as atuações do rapper ucraniano OTOY e das cantoras Mariya Yaremchuk e Zlata Dziunka, que mostram que “a música é a luz que supera a escuridão” durante uma “montagem contemporânea de algumas das mais conhecidas músicas do país”.

Mariya Yaremchuk representou a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção em 2014 e conquistou o 6.º lugar. Já Zlata Dziunka, de apenas 14 anos, estreou-se no palco eurovisivo em 2022, no Festival da Eurovisão da Canção Júnior.

Sublinhe-se que 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção realiza-se em Liverpool entre os dias 9 e 13 de maio, após a União Europeia de Radiodifusão (UER) e a BBC terem anunciado que o Reino Unido irá receber o festival, apesar de a Ucrânia ter vencido a edição anterior. Em causa estiveram incertezas sobre se o país teria condições para receber o evento por causa da invasão russa.

Portugal será representado por Mimicat e a canção ‘Ai Coração’. A portuguesa irá atuar na primeira semifinal.

Leia Também: “As pessoas estão a reagir muito bem. Sinto-me muito apoiada pelo país”

Goiás Alerta

Domingos Terra admite estar a apaixonar-se por Isa de ‘O Triângulo’

Há 34 anos, um fã obcecado tentou agarrar Diana à força. Recorde o vídeo

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories

Publicidade