Portos do Sul batem recorde com quase 40 milhões de toneladas movimentadas no 1º quadrimestre

No primeiro quadrimestre de 2025, os portos da Região Sul do Brasil movimentaram 39,9 milhões de toneladas de cargas. Esse foi o maior volume já registrado na série histórica, desde 2015. O montante representa um avanço de 7,35% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o resultado demonstra a capacidade de crescimento do setor.

Em 2024, no mesmo período, o movimento dos portos na região somou  37,2 milhões de toneladas. Conforme a pasta, nos últimos 11 anos, mais de 324 milhões de toneladas foram movimentadas na região.

O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, explica os motivos do aumento da movimentação portuária na região. “O crescimento é fruto de investimentos estratégicos, gestão eficiente e da capacidade do Sul de responder com agilidade às demandas do comércio exterior. O objetivo é ampliar a competitividade dos nossos portos e garantir que essa expansão se mantenha de forma sustentável e contínua.”

Maiores portos com movimentação de cargas no Sul

Com mais 20,7 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e abril, o Porto de Paranaguá (PR) lidera – já que escoou e recebeu mais da metade do total alcançado em toda a região. Segundo o MPor, o porto paranaense se consolida como um dos principais corredores logísticos do país. 

Entre as atuações expressivas na área costeira, está a exportação de grãos, a movimentação de contêineres e a importação de fertilizantes, além de ser referência no escoamento de produtos como soja e farelo de soja.

Confira o ranking da movimentação de cargas na região:

  • Porto de Paranaguá (PR) – 20,7 milhões de toneladas;
  • Porto de Rio Grande (RS) –  9,1 milhões;
  • São Francisco do Sul (SC) – 5,7 milhões;
  • Imbituba (SC) – 2,4 milhões;
  • Itajaí (SC) – 1,4 milhão.

Portos sulistas: cruciais no escoamento de produção agrícola e industrial

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul compõem a Região Sul, definida pelo MPor como um polo estratégico para a economia e a logística do país.

Os portos localizados nos três estados têm papel fundamental para escoar produções agrícolas e industriais. Além disso, por meio deles, o país também recebe mercadorias importadas.

O potencial dos portos do Sul está diretamente ligado ao agronegócio e à movimentação de cargas variadas, que servem de motor para as economias local e nacional. 

Contêineres e soja estão entre os principais produtos

Entre os produtos que lideraram o ranking de movimentação portuária no primeiro quadrimestre deste ano, os contêineres aparecem em primeiro lugar, com 9,6 milhões de toneladas – representando um crescimento de 23,04%.

Já a soja ocupou o segundo lugar, com 8,8 milhões de toneladas. Em seguida aparecem os adubos, com 5,4 milhões, e resíduos da extração de óleo de soja e milho, 2,4 milhões e 2,2 milhões, respectivamente.

Outro segmento que demonstrou crescimento foi a carga geral, com um montante de 4,5 milhões de toneladas – o que representa uma alta de 22,78% em relação a 2024. 

Transporte de cargas

Já em relação ao transporte de cargas, a Região Sul atingiu 37,7 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses de 2025 – levando em conta as modalidades de longo curso, cabotagem e navegação interior.

O transporte de longo curso somou 34,4 milhões de toneladas, registrando alta de 9,20% comparado ao mesmo período de 2024. O desempenho positivo foi puxado principalmente pelas operações de comércio exterior: as importações cresceram 12,41%; por sua vez, as exportações aumentaram 7,68%.

Leilões

Com vistas a sustentar o ritmo de crescimento da logística portuária, o MPor confirmou o segundo bloco de leilões portuários para 2025, com previsão de R$ 1,03 bilhão de recursos a serem investidos.

O certame inclui quatro terminais, como o POA26, localizado na Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre (RS), e deve ser realizado em julho deste ano, após a aprovação dos estudos e a deliberação e publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Pixel Brasil 61

Goiás Alerta

Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em setembro e outubro ocorre nesta sexta-feira (27)

Bolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta sexta-feira (27)

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories