Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estimam que o hábito de consumir bebidas açucaradas pode resultar em um aumento de três novos casos de câncer de boca para cada 100 mil pessoas ao longo do tempo.
Os cientistas analisaram os dados de saúde de mais de 160 mil mulheres e identificaram que aquelas que consumiam bebidas adoçadas frequentemente corriam um risco significativamente maior de desenvolver a doença em relação às que ingeriam menos de uma por mês.
O aumento no risco foi observado mesmo entre mulheres que não fumavam ou consumiam álcool regularmente, fatores conhecidos por influenciar o desenvolvimento do câncer de boca.
Cerca de 20 mil participantes do estudo relataram consumir mais de uma bebida açucarada por dia. Nesses casos, o risco foi 4,87 vezes maior em comparação com as que consumiam menos de uma por mês. Entre as pessoas não fumantes, que ingeriam bebidas adoçadas em escala considerada leve, o risco chegou a 5,46 vezes.
Por isso, é importante estar atento aos sinais que o corpo dá. Apesar de alguns tumores não apresentarem sintomas, o câncer, muitas vezes, causa mudanças no organismo. Conheça alguns sinais que podem surgir:
A perda de peso sem nenhum motivo aparente pode ser um dos principais sintomas de diversos tipos de cânceres, tais como: no estômago, pulmão, pâncreas, etc.
Fonte:Metrópoles/foto:Imagem ilustrativa

