A Google vai financiar, em 25 milhões de euros, a formação de pessoas na Europa para a utilização de inteligência artificial (IA), com ênfase em “comunidades vulneráveis”.
Segundo a agência Reuters, a gigante de tecnologia disse que procura candidaturas de entidades de ajuda social e organizações sem fins lucrativos que possam ajudar a chegar àqueles que mais beneficiariam das formações.
“A investigação mostra que os benefícios da IA podem exacerbar as desigualdades existentes – especialmente em termos de segurança económica e emprego. Este novo programa ajudará as pessoas em toda a Europa a desenvolver os seus conhecimentos, competências e confiança em torno da IA, garantindo que ninguém fica para trás”, disse Adrian Brown, diretor executivo do Center for Public Impact, parceiro da Google na iniciativa.
Já o presidente da Google Europa, Médio Oriente e África, Matt Brittin, disse, citado pela Euronews, que “a Europa pode liderar o aproveitamento da IA para criar uma economia forte e equitativa – com indústrias mais produtivas, trabalho mais significativo e muitos novos tipos de empregos”.
Na segunda-feira, quando foi anunciado o financiamento, a Google revelou também que irá organizar várias “academias de crescimento”, de forma a apoiar empresas que usem IA para aumentar o seu alcance.
Os cursos gratuitos online da Google de IA foram também expandidos para 18 línguas diferentes.
A Google anunciou, no mês passado, que irá investir mil milhões de dólares (cerca de 930 milhões de euros) na criação de um ‘data center’ nos arredores de Londres.
Leia Também: Google Maps vai receber mudanças consideráveis