A NASA decidiu encerrar a semana no seu Astronomy Picture of the Day com uma fotografia não do Espaço que nos rodeia, mas sim com uma imagem que mostra a constante ameaça a que estamos sujeitos de asteroides potencialmente perigosos.
A imagem em questão (abaixo) mostra a posição do Sol, as órbitas de Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Júpiter e também os trajetos de mais de 1.000 asteroides potencialmente perigosos. Estes objetos já registados são compostos de rocha e gelo, têm mais de 140 metros de diâmetro e passam a uma distância máxima de 7,5 milhões de quilómetros da Terra – o equivalente a 20 vezes a distância da Lua do nosso planeta.
Felizmente, sabe a NASA que nenhum destes asteroides colidirá com a Terra nos próximos cem anos mas, em todo o caso, a agência espacial norte-americana continua a catalogar objetos semelhantes. Mesmo que o risco de acabar com a vida como a conhecemos seja muito reduzido, a queda de um destes asteroides no mar ainda poderia ser o suficiente para causar o tsunami.
Ainda que não seja uma das belas fotografias que a NASA costuma partilhar neste seu site, a imagem é ainda assim informativa o suficiente para dar conta do trabalho da agência espacial norte-americana.
© NASA
Leia Também: NASA quer começar a escavar solo da Lua a partir da próxima década