Líder da CDU denuncia lucros "escandalosos" da EDP

Líder da CDU denuncia lucros "escandalosos" da EDP

“Olhe-se para os lucros escandalosos desses grandes grupos económicos. Ontem foi o BCP, hoje a EDP. Isto está a loucura, parece o ‘Preço Certo'”, afirmou Paulo Raimundo, que provocou gargalhadas nos cerca de 250 apoiantes num comício esta noite em Sacavém, no concelho de Loures, e realçou: “Estão a pôr nos bolsos uma parte demasiado grande da riqueza que é criada”.

A EDP fechou 2023 com resultados líquidos de 952 milhões de euros, um crescimento homólogo de 40%, contando, entre outras coisas, com “a recuperação da produção hídrica em Portugal”, anunciou a elétrica em comunicado ao mercado.

“Nós a trabalhar e estes senhores a concentrarem nos seus bolsos a riqueza que é criada por todos nós”, reforçou, antes de reiterar nova exigência de aumento dos salários para os trabalhadores.

No entanto, a empresa de energia não foi a única a ser criticada pelo líder da CDU, que reiterou as críticas aos grandes grupos económicos e ao Partido Socialista (PS), especialmente no setor da saúde, onde denunciou a entrega de dinheiro do Orçamento do Estado ao “negócio da doença”.

“Sempre com o Serviço Nacional de Saúde na lapela, o PS tem grande responsabilidade pelos encerramentos que temos visto no país fora. E recusou a construção de hospitais e centros de saúde. Até se gabam de serem os pais das PPP na saúde, as mães das filas de espera, são os tios dos milhares sem médico de família e são, tal como o PSD, o CDS, o Chega e a IL, os afilhados dos interesses dos grupos Mello, Luz Saúde, Lusíadas”, atirou.

Para o líder comunista, os “grupos económicos não estão interessados no desenvolvimento do país”, contrapondo com o interesse em “acumular os lucros e sacar o mais possível da riqueza nacional”.

Denunciou ainda a degradação das carreiras e das condições de trabalho dos profissionais de saúde nos últimos anos, sem deixar, porém, de enaltecer a “dedicação extraordinária” de médicos, enfermeiros e técnicos. “É uma grande arma que temos na mão: o povo unido para salvar o SNS”, declarou.

Leia Também: Paulo Raimundo alerta no Algarve para o risco da “privatização” da água

Goiás Alerta

BE vê "bom início de conversa" com PS sobre estado social mas pede mais

BE vê "bom início de conversa" com PS sobre estado social mas pede mais

Ergue-te quer entrar para o Parlamento sem ceder nas ideias nacionalistas

Ergue-te quer entrar para o Parlamento sem ceder nas ideias nacionalistas

Categorias