Em 2024, mais de 11 mil trabalhadores em Goiás precisaram se afastar do trabalho por problemas de saúde mental. Desse total, a ansiedade e a depressão figuram como principais causas, com 2.953 e 2.750 casos, respectivamente. O estado acompanha uma tendência nacional preocupante, que aponta recordes de licenças por transtornos psicológicos.
Especialistas alertam para a necessidade de intervenções rápidas no ambiente corporativo e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.
Com um dos maiores índices da região Centro-Oeste, Goiás só fica atrás do Distrito Federal no número de afastamentos por transtornos psicológicos.
Os números de afastamentos por transtornos psicológicos em Goiás refletem uma crise que vem crescendo nos últimos anos. Com 11.119 casos registrados em 2024, o estado se posiciona como o segundo com maior número de licenças da região Centro-Oeste, perdendo apenas para o Distrito Federal, que totalizou 14.049 afastamentos.
Os transtornos de ansiedade lideram os motivos de afastamento entre os trabalhadores goianos, com 2.953 casos, seguidos pela depressão, com 2.750. A situação se repete em outros estados vizinhos, embora com números menores.
Fonte:A Redação/foto:Imagem ilustrativa