Os líderes do PS e PSD começaram nas “jotas” dos respetivos partidos no distrito e Pedro Nuno Santos foi até líder nacional da JS, ambos foram deputados por Aveiro, assim como cabeças de lista pelo círculo nas legislativas de 2015.
Luís Montenegro, que até ganhou a Pedro Nuno Santos nesse confronto, declinou desta feita o repto lançado pela distrital do PSD para encabeçar a lista por Aveiro, optando por Lisboa.
O cabeça de lista do PSD é o líder distrital Emídio Sousa, que vai tentar captar a preferência dos 642.145 eleitores do círculo eleitoral, em que o seu partido saiu quase sempre vitorioso em atos eleitorais, exceção para as maiorias absolutas do PS.
O PSD, que em 2022 elegeu sete deputados por Aveiro, de um total de 16 possíveis, renova grande parte dos candidatos elegíveis, com primazia para autarcas em fim de mandato.
Entre estes sobressai o nome de Salvador Malheiro, que foi “vice” de Rui Rio na estrutura partidária e que estava em final de mandato como presidente da Câmara de Ovar.
Já o PS, que em 2022 elegeu oito deputados, repete os oito primeiros nomes, ainda que não seja pela mesma ordem, enquanto o Chega renova como cabeça de lista Jorge Galveias Rodrigues.
Galveias, com alguma surpresa, havia conseguido ser eleito nas últimas legislativas por Aveiro e o partido de André Ventura tem expectativas de eleger mais deputados por este círculo eleitoral.
Moisés Ferreira (BE) Joana Dias (CDU), Ana Gonçalves (PAN), Mário Lopes (IL) e Joana Filipe (Livre) são os restantes cabeças de lista.
Nas eleições legislativas de 2022 os deputados eleitos por Aveiro foram Pedro Nuno Santos, Cláudia Santos, Filipe Neto Brandão, Porfírio Silva, Susana Correia, Hugo Oliveira, Joana Sá Pereira e Bruno Aragão, pelo PS.
Pelo PSD foram então eleitos António Topa Gomes, Graça Cardoso, Ricardo Bastos Sousa, Helga Correia, Rui Cruz, Carla Madureira e Rui Vilar Gomes.
O Chega elegeu como único deputado pelo círculo eleitoral de Aveiro Jorge Manuel Galveias Rodrigues.
O distrito de Aveiro perdeu na última década mais de 12 mil habitantes, passando de uma população de 714.197 habitantes para 700.964 (-1,85%) segundo os dados dos Censos de 2021.
No entanto a capital de distrito, Aveiro, teve um aumento de 3,1%, passando de 73.355 habitantes, em 2011, para 80.880, em 2021.
De acordo com informação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, reportada a novembro de 2023, o número de desempregados registados no distrito é de 18.055.
Os principais setores de atividade do distrito são a indústria transformadora e o comércio, destacando-se ainda o setor das pescas.
Ao nível da escolaridade, 28,11% da população com mais de 15 anos possui, pelo menos, o ensino secundário.
Leia Também: Montenegro tenciona recandidatar-se à liderança do PSD mesmo se perder