No início dos trabalhos da reunião ordinária, o socialista Luís Nobre adiantou que Eduardo Teixeira lhe enviou um e-mail a comunicar a suspensão por dois dias e a informar que se desfiliou do PSD, passando a ocupar o lugar de vereador na condição de independente.
Segundo Luís Nobre, também a comissão política concelhia do PSD informou a autarquia da desvinculação de Eduardo Teixeira do partido.
Eduardo Teixeira cancelou a militância para encabeçar como independente a lista do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março por Viana do Castelo, revelou hoje o próprio.
Na semana passada, Eduardo Teixeira anunciou a desfiliação do partido, mas escusou-se a esclarecer se irá continuar a exercer o mandato de vereador na Câmara de Viana do Castelo, funções para as quais foi eleito, pelo PSD, nas eleições autárquicas de 2021.
“Procedi à desfiliação [do PSD] e passei à condição de independente na lista do Chega [às eleições legislativas antecipadas]”, afirmou.
Eduardo Teixeira referiu que o pedido de desfiliação do PSD foi feito antes da última sexta-feira, dia em que deu entrada no tribunal de Viana do Castelo a lista de candidatos a deputados do Chega.
O seu nome encabeça a lista de candidatos do Chega às eleições legislativas de 10 de março pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, seguido de Natividade Barbosa, de Caminha, e de António Laranjo, de Ponte de Lima.
Anteriormente, o presidente da distrital do PSD exigiu que Eduardo Teixeira se demitisse de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfiliasse do partido, depois de ter sido anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.
“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.
Até agora, Eduardo Teixeira dividia com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.
Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.
Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do PSD e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.
Leia Também: Ex-líder sai do PAN e alega que o partido “perdeu a coluna vertebral”