CDU admite mau resultado depois de voltar a falhar eleição de deputado

CDU admite mau resultado depois de voltar a falhar eleição de deputado

“É um resultado negativo, tínhamos expectativas de voltar à assembleia regional e não conseguimos por 84 votos”, disse Marco Varela, em declarações à agência Lusa.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a CDU, que integra o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”, conquistou, no domingo, 1.823 votos, mais 82 votos do que nas eleições de 2020.

No entanto, foi insuficiente para eleger qualquer deputado e a coligação volta, assim, a não ter lugar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, depois de ter perdido a representação nas eleições anteriores.

“Uma questão que pesa é termos estado três anos e meio sem mediatismo”, apontou Marco Varela, rejeitando, ainda assim, que o resultado dite o fim da CDU nos Açores.

“Estamos a falar de uma CDU com provas dadas na região”, sublinhou o comunista, acrescentado que manterão a mesma determinação.

A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu as eleições regionais dos Açores, com 42,08% dos votos, mas com 26 lugares no parlamento, ficando a três deputados da maioria absoluta, segundo dados oficiais provisórios.

O PS é a segunda força no arquipélago, com 23 mandatos (35,91%), seguido pelo Chega, com cinco mandatos (9,19%).

BE (2,54%), IL (2,15%) e PAN (1,65%) elegeram um deputado regional cada, completando os 57 eleitos.

A propósito do resultado das eleições, o coordenador regional do PCP disse que espera “para ver” que solução governativa será encontrada, mas alertou: “Supostamente, havia uma maioria estável nestes últimos três anos e de estabilidade não teve nada”.

Leia Também: Pedro Neves faz “balanço bastante positivo” por PAN manter deputado

Goiás Alerta

Pedro Neves faz "balanço bastante positivo" por PAN manter deputado

Pedro Neves faz "balanço bastante positivo" por PAN manter deputado

AD governará com "maioria relativa"? Açores 'nas mãos' de terceiros

AD governará com "maioria relativa"? Açores ‘nas mãos’ de terceiros

Categorias

Galeno virou 'cisne' e evolui como o 'vinho do Porto'

Categories

Publicidade