O preço do cabaz alimentar aumentou quase 11 euros entre a primeira e a última semana de 2023. Os cálculos são da DECO PROTeste, que revelam ainda que no caso do azeite virgem extra e da pescada a subida foi de mais de três euros. Já na laranja foi de 54 cêntimos por quilo.
“Este ano, o cabaz alimentar de 63 bens essenciais monitorizado pela DECO PROTeste aumentou 10,77 euros, para 230,17 euros. A 4 de janeiro deste ano, custava 219,40 euros. O azeite virgem extra foi o produto cujo preço mais subiu. A 27 de dezembro, uma garrafa de 75 centilitros de azeite custava já 9,44 euros, mais 3,52 euros do que na primeira semana do ano”, refere a organização de defesa do consumidor, em comunicado.
Este cabaz, explica a DECO PROTeste, “atingiu um valor recorde a 15 de março deste ano, chegando aos 234,84 euros“.
“Contudo, a 18 de abril, com a entrada em vigor do IVA zero, começou a descer. Esta tendência inverteu-se em meados de setembro, altura em que o preço total do cabaz voltou às subidas, ultrapassando o valor registado no início do ano”, adianta a organização.
Entre 4 de janeiro e 27 de dezembro, o azeite virgem extra, a pescada fresca e a laranja foram os produtos que mais viram o seu preço aumentar:
Os preços dos alimentos que mais subiram este ano© Reprodução do site da DECO PROteste
Leia Também: Já a fazer contas a 2024? Do pão à luz, isto é o que vai ficar mais caro