A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, defendeu, esta terça-feira, durante uma visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em Lisboa, que os medicamentos devem ser comparticipados a 100% para quem recebe menos que o ordenado mínimo nacional e a 90% para os diabéticos.
“O BE defende e tem uma proposta para que todos os medicamentos sejam comparticipados a 100% para quem recebe abaixo do salário mínimo. É muito importante que toda a gente possa ter acesso a medicamentos e também para que no caso de doenças crónicas, diabetes, doenças conexas com diabetes possa haver uma comparticipação a 90%”, defendeu a líder bloquista.
Para Mariana Mortágua, esta medida é ainda mais importante quando se vive “num país em que se regateia apoios à saúde”.
“Eu reafirmo a importância desta resposta porque num país em que se regateia apoios à saúde, num país em que se regateia apoios à comparticipação de medicamentos, o Governo tem rejeitado taxar os lucros excessivos da banca”, atirou.
Recorde-se que, esta terça-feira, a bloquista vai defrontar Luís Montenegro, do PSD, no debate das 21h, transmitido pela TVI, rumo às Eleições Legislativas.
Leia Também: Açores. Chega, IL, BE e PAN elegem pelo círculo regional de compensação