AR saúda e associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

AR saúda e associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O voto de saudação foi apresentado pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e aprovado em plenário por unanimidade.

O voto defende ainda a necessidade de “prosseguir um caminho de inclusão e integração” e um compromisso do parlamento em “contribuir continuamente para o aprofundamento, reconhecimento e garantia dos direitos das pessoas com deficiência”.

“A inclusão efetiva das pessoas com deficiência é uma marca de qualquer democracia saudável que deve trilhar um caminho constante na senda da inclusão plena de todos os cidadãos”, sublinha o texto.

O texto defende que compete aos decisores públicos “delinear, atualizar, desenvolver, melhorar, auscultar os interessados para produzir e concretizar boas políticas públicas, pugnando constantemente por uma verdadeira inclusão, para uma sociedade mais democrática, justa, paritária e inclusiva”.

A 14 de outubro de 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas decidiu criar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

“É um dia que nos deve inspirar a todos para trabalharmos em conjunto na continuidade e aprofundamento na remoção de obstáculos e na promoção da igualdade de oportunidades”, defende o voto, considerando imperativo que Portugal “continue a promover legislação e ação mais solidária, equilibrada, justa, inclusiva e no respeito dos direitos dos nossos concidadãos com deficiência, combatendo e eliminando os obstáculos que subsistem, de diversa natureza, a esses direitos, de forma a garantir uma vida digna e independente”.

Leia Também: Indicadores de pobreza na deficiência “mais favoráveis” do que em 2015

Goiás Alerta

Projeto do Chega sobre 'lobbying' rejeitado na AR com acusações de plágio

Projeto do Chega sobre ‘lobbying’ rejeitado na AR com acusações de plágio

Eleições? IL sozinha porque "há um país que está à espera" dos liberais

Eleições? IL sozinha porque "há um país que está à espera" dos liberais

Categorias