Para os amantes de cinema, Aparecida de Goiânia será um prato cheio já na próxima semana com o Festival Curta Aparecida chegando na cidade, a partir da próxima quarta (14) até sexta-feira (16).
A mostra será gratuita e, segundo a organização, promoverá “uma imersão em narrativas locais, nacionais e internacionais que ressoam com o cotidiano e as lutas das comunidades”.
O evento acontecerá no Jardim Buriti Sereno, escolhido justamente por simbolizar a urgência de políticas públicas voltadas à cultura, educação e urbanização.
O projeto foi promovido pelo Ponto de Cultura Justina com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida.
O Curta Aparecida será dividido em três mostras principais: Mostra Aparecida, que valoriza obras locais produzidas com recursos da Lei Paulo Gustavo; Mostra Documentário, com produções como “Confluências” (PI), “Luis” (MA) e “Terrão – Paixão pela Várzea” (GO); e Mostra Animações, voltada à diversidade de formatos e estilos narrativos.
Mesmo se tratando da primeira edição do evento, houve mais de 400 inscrições de obras audiovisuais, de todas as regiões do país.
Além da exibição de filmes, o festival de cinema inclui oficinas voltadas à formação de cineclubes e capacitação de professores de escolas públicas com a proposta “Stop Motion em sala de aula: narrativas em movimento”.
Segundo a organização, objetivo é capacitar os professores a utilizarem o celular como uma ferramenta de criação e educação, incentivando a produção de histórias animadas feitas pelos próprios alunos.
Fonte:portal6/foto:Imagem reprodução

