Uma equipa de alunos do Departamento de Informática da Faculdade Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa venceu o primeiro lugar da competição internacional Alexa Prize TaskBot Challenge, levando para casa um prémio de meio milhão de euros.
Os vencedores desta segunda edição conseguiram conquistar o primeiro lugar graças ao desenvolvimento de um agente conversacional inteligente, com os modelos de IA generativa a contarem com a capacidade de dialogar sobre conteúdos de vídeo e ensinar utilizadores a realizarem tarefas manuais.
“Os diálogos do utilizador no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais”, comentou o líder da equipa da Nova FCT, Rafael Ferreira. “Aproveitamos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz”.
Além de Rafael Ferreira, participaram ainda no projeto os alunos Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos e João Bordalo. Sublinhar também que a Nova FCT não é estranha a este tipo de competições, com uma equipa da mesma instituição a ter chegado ao segundo lugar na primeira edição da competição da Amazon.
© Nova FCT
Leia Também: Flattie é o projeto vencedor do James Dyson Award em Portugal