A Secretária de Estado da Saúde emitiu um alerta na terça-feira (15/7) sobre o baixo estoque de sangue O negativo da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo. Ele esta em nível crítico e convocou a população para realizar doações. O déficit do tipo sanguíneo tem gerado impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede estadual.
O objetivo é garantir a manutenção do estoque de sangue e manter a continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O sangue O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Essa característica o torna vital em situações críticas, como acidentes graves, cirurgias de urgência e atendimentos onde não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente.
No entanto, apesar de sua importância, é considerado um dos tipos mais raros na população.
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fonte:Maisgoias/foto:Imagem reprodução

